Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ASSALTATES DE AGÊNCIA DOS CORREIOS DE ITAPUÍ SÃO CONDENADOS

    Arma de fogo utilizada no crime foi apreendida na residência de um dos réus

    A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) condenou quatro acusados pelo crime de roubo a uma agência dos Correios da cidade de Itapuí, cidade a 324 da capital do estado. Segundo a denúncia, eles subtraíram dinheiro e cartões telefônicos mediante ameaça com arma de fogo.

    O Ministério Público Federal (MPF) afirma que três deles entraram na agência anunciando o assalto e obrigaram um operador de caixa a entregar todo o dinheiro. Em seguida, dois deles pularam o guichê de atendimento e entraram na tesouraria, abordando outro funcionário, que foi obrigado a entregar todo o dinheiro. Depois disso, eles ainda teriam forçado os funcionários a entregar dinheiro e cartões telefônicos de um caixa que estava fechado. No total, subtraíram a R$ 991,72 em cartões telefônicos e R$ 3.107,07 em dinheiro.

    Um dos acusados ficou próximo ao balcão com uma arma de fogo, acobertando outros dois. O quarto acusado estava esperando em um veículo para fuga. Após diligências da Polícia Civil de Itapuí, em conjunto com a Polícia de Potunduva, conseguiram identificar os réus como sendo os autores do assalto.

    O relatório da polícia detalha a apreensão do dinheiro e dos cartões roubados encontrados na residência de um dos acusados. Também foi apreendida uma arma de fogo de numeração raspada, que o MPF alega que foi usada para o assalto. Os investigadores também encontraram um rádio de comunicação utilizado para acompanhar a movimentação da polícia.

    Em primeiro grau, os quatro acusados foram condenados pelo crime descrito nos artigos 157, § 2º, I (roubo) do Código Penal. O quarto acusado, em cuja residência foi encontrada a arma, foi condenado também pelo crime do artigo 16, § único, IV, (porte ilegal de arma de fogo) da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

    Ao analisar o recurso dos réus, o desembargador federal Luiz Stefanini destacou que não foram comprovadas as alegações feitas pela defesa. “ As negativas dos réus e os depoimentos lacônicos das testemunhas de defesa derrubaram as razões dos defensores, especialmente diante dos reconhecimentos efetuados pelas testemunhas de acusação, inclusive pessoais, que demonstram a participação dos réus”, escreveu o relator.

    A Primeira Turma condenou os acusados que tiveram participação mais ativa no crime de roubo a 6 anos e 2 meses de reclusão, em regime inicial fechado e 18 dias-multa. Já o acusado que esperava no carro para empreender a fuga foi condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado e 13 dias-multa. O réu que praticou também o delito de porte ilegal de arma de fogo foi condenado a 10 anos e três meses de reclusão, em regime inicial fechado, e 32 dias-multa.

    No tribunal, o processo recebeu o nº 0003072-40.2009.4.03.6117/SP.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações342
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assaltates-de-agencia-dos-correios-de-itapui-sao-condenados/251254604

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)