Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Banco é condenado por assinatura falsa em contrato de empréstimo

há 2 anos

A contestação da assinatura de um documento particular cessa sua fé, cabendo ao impugnado, isto é, à parte que produziu o documento e que sustenta a idoneidade da assinatura, o ônus da prova de sua autenticidade.

O entendimento é da 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo ao confirmar a condenação de um banco a indenizar um aposentado que teve sua assinatura falsificada em um contrato de empréstimo. O banco deverá devolver o dinheiro descontado de forma indevida da conta do cliente.

"Era ônus do requerido demonstrar a higidez e a validade da relação jurídica relativa ao contrato ora em discussão, visto que fornecedor dos serviços, conforme dispõe o artigo , inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor, designadamente porque se afigura impraticável a produção de prova negativa por parte do autor", afirmou o relator, desembargador Marco Fábio Morsello.

Para o magistrado, em uma verificação a olho nu, as assinaturas do autor em seu documento de identidade e na procuração, de fato, não são idênticas à do contrato de empréstimo. Ele também destacou a inexistência de agência do banco réu na cidade em que o contrato teria sido celebrado, além da inclusão de um telefone de outro município.

"Assim, incumbia ao réu demonstrar a validade da assinatura aposta no instrumento de contrato apresentado aos autos. Porém, instadas as partes a especificarem os meios de prova que pretendiam produzir, o réu somente requereu a colheita de depoimento pessoal da parte autora e a expedição de ofício a outro banco".

O relator reconheceu a ineficácia probatória dos documentos supostamente assinados pelo autor, de modo que não restou demonstrada a regular contratação do empréstimo consignado: "É incontornável a conclusão de que é inexistente a relação jurídica sub judice, devendo ser declarados inexigíveis os débitos imputados ao autor e devolvidos os valores descontados de seus proventos de aposentadoria".

Por não verificar má-fé da instituição financeira, Morsello determinou a restituição dos valores de forma simples, e não em dobro. Ele também reconheceu a ocorrência de dano moral e disse que a situação foi "manifestamente constrangedora e aflitiva", superando a esfera dos meros aborrecimentos do cotidiano. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 5 mil. A decisão foi unânime.

Clique aqui para ler o acórdão

1001730-31.2021.8.26.0022

Fonte: Conjur

Link da matéria: https://www.conjur.com.br/2022-mai-19/banco-condenado-assinatura-falsa-contrato-emprestimo

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil.
  • Publicações27
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações332
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-por-assinatura-falsa-em-contrato-de-emprestimo/1506848030

Informações relacionadas

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrarrazões à Apelação

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 3 anos

[MODELO] - RÉPLICA - empréstimo consignado não contratado - aposentadoria

Wellington Trindade, Advogado
Modeloshá 5 anos

Réplica à contestação ou manifestação sobre a contestação

Henrique Albuquerque de Melo, Advogado
Modelosano passado

Réplica à Contestação

Laura Soares de Oliveira Ramos, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contrarrazões de Apelação

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A Perícia Grafotécnica permite o estudo e análise de uma determinada grafia, tendo como principal finalidade a verificação da autenticidade de uma assinatura, ou ainda a identificação da autoria de um determinado grafismo.

Através da realização deste estudo e análise, podemos identificar se determinada assinatura é autêntica ou não.

Somos altamente especializados em análises Grafotécnicas e podemos desenvolver um trabalho totalmente adequado à sua necessidade. continuar lendo