Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Câmara analisa proposta que cria vagas especiais para gestantes e mulheres em pós-parto em estacionamentos

Se o projeto de lei for aprovado, pessoas com crianças de até um ano e meio também terão direito ao benefício

Publicado por Abrahão Nascimento
há 6 anos


A Câmara está analisando proposta (PL 3275/15) que altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever a reserva de vagas para gestantes a partir do sexto mês de gravidez; mulheres em pós-parto de até 30 dias; e pessoas com crianças de até um ano e meio. Pela proposta, os estacionamentos públicos ou privados abertos ao uso da população deverão reservar, no mínimo, dois por cento das vagas para pessoas com deficiência e outros dois por cento para as demais possibilidades de reserva de vagas.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano. O presidente da comissão, deputado Givaldo Vieira, do PT do Espírito Santo, destacou as dificuldades de locomoção das mulheres no fim da gestação e logo após o parto.

"A mulher em estágio que está gestante em estágio avançado e logo após o parto, ela tem grande dificuldade de locomoção para o seu deslocamento, para sua mobilidade e neste sentido ela estaria assemelhada às garantias que são dadas às pessoas com deficiência, aos idosos. E a reserva de vagas em estacionamento para essas pessoas já existe justamente porque a lei reconhece que elas têm dificuldade para sua locomoção."

Para o especialista em trânsito Paulo César Marques, a proposta é boa, mas é preciso realizar um estudo para saber a necessidade da população e assim definir o número de vagas que seriam necessárias.

"É uma medida que em princípio ela é boa. Eu não sei como seria a fiscalização, por exemplo, para a comprovação desse estágio de gravidez entre o sexto mês e até um mês após o parto, não sei como seria em termos concretos, como seria essa comprovação."

A proposta que cria vagas especiais para gestantes, mulheres em pós-parto de até 30 dias e pessoas com crianças de até um ano e meio ainda vai ser analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição de Justiça.

F0nte:

Aprenda mais sobre multas de trânsito AQUI!

  • Publicações85
  • Seguidores243
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-analisa-proposta-que-cria-vagas-especiais-para-gestantes-e-mulheres-em-pos-parto-em-estacionamentos/517772626

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)