Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Cliente de loja é indenizada por danos morais por inclusão indevida de seu nome no cadastro de inadimplentes

Publicado por Alô Consumidor
mês passado

Uma consumidora foi indenizada por dano moral, por inclusão indevida de seu nome no cadastro de inadimplentes. A decisão é da Segunda Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que condenou a empresa reclamada a declarar a inexistência do débito.

A empresa apelante sustenta que não há qualquer prova de que a consumidora tenha sido prejudicada em sua vida pessoal ou comercial, senão meras alegações desprovidas de prova, não havendo que se falar em dano moral in re ipsa, ou seja, é aquele no qual o dano é presumido, a mera existência do fato já caracteriza o dano. Bem como, que a condenação arbitrada foi excessiva em relação ao caso concreto e em dissonância com a jurisprudência dominante. Ao final, pleiteiam pelo provimento do recurso, com a consequente reforma da decisão de primeiro grau, a fim de que afastar a condenação da apelante em danos morais.

O magistrado relator, Marlon Machado, verifica que no recurso apresentado, a reclamada sequer esclarece se, de fato, as compras realizadas no cartão de crédito da autora foram efetuadas por sua própria pessoa, o que poderia ser facilmente demonstrado por meio de documentos ou imagens fotográficas em poder da empresa.

Diante desse cenário, considerando a negativação no valor realizada no nome da parte autora e à falta de provas que demonstrem a legalidade da cobrança, necessário que seja declarada a inexistência do débito.

O recurso foi parcialmente provido reformando a sentença somente para reduzir o valor indenizatório, mantendo-a inalterada em seus demais. O valor da condenação em primeiro grau, fixada em R$ 7 mil, comporta redução para adequar-se à reparação e punição, pela qual foi reduzida ao importe de R$ 6 mil.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, edição n. 7.498, de 18 de março de 2024, na página 37.

Processo 0704637-64.2022.8.01.0070

(Fonte: TJ-AC)

🏛️ Enfrentando problema parecido? Inicie agora o seu atendimento on-line.

  • Sobre o autor💰 Direito do Consumidor de forma descomplicada.
  • Publicações146
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cliente-de-loja-e-indenizada-por-danos-morais-por-inclusao-indevida-de-seu-nome-no-cadastro-de-inadimplentes/2263244784

Informações relacionadas

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciasmês passado

Câmara aprova projeto que restringe saída temporária de presos

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Município indenizará mulher submetida a laqueadura sem consentimento.

Thais Monteiro, Advogado
Notíciasmês passado

Privacidade no Pix

Amanda Paulino Dias, Advogado
Artigosmês passado

Trabalhador (ª) Conheça seus Direitos - Saiba Quando a Empresa não Pode Demitir Você.

Eder Salles, Advogado
Notíciasmês passado

Mulher que atuava na limpeza sem equipamento de proteção individual obtém adicional de insalubridade em grau máximo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)