Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Junho de 2024

Condomínio da Barra da Tijuca receberá em dobro R$ 34 mil cobrados pela LIGHT

Publicado por Luiz Felipe Gomide
há 4 anos

A LIGHT foi condenada em segunda instância a devolver com juros e correção cerca de R$34.868,11 cobrados em fatura do Condomínio do Edifício Gerânio, integrante do Riviera dei Fiori.

Entre 2011 e 2013, a Light emitiu faturas aplicando a tarifa para imóvel comercial quando o condomínio autor da ação se trata de residencial. Questionada administrativamente, a Light reconheceu o erro e promoveu a devolução simples dos valores cobrados em excesso.

O condomínio foi à Justiça, que condenou a empresa a devolver em dobro os valores em excesso, reconhecendo a aplicação do artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece: “o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

De acordo com a decisão: “Para a não incidência da devolução em dobro de valores deveria a apelante demonstrar a ocorrência de engano justificável e que no seu atuar não teve culpa ou dolo. A averiguação a respeito de classificação de um condomínio em residencial ou comercial é de simples operacionalização, bastando, por exemplo, que a concessionária ré encaminhasse uma equipe técnica ao local, a fim de ter acesso aos documentos relativos à edificação, ou promovesse consulta junto à Prefeitura para obter informações a respeito da matrícula do imóvel, o que não realizou. “

Processo No: 0000710-77.2017.8.19.0209


Encontre AQUI o modelo da petição

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil e Desportivo
  • Publicações95
  • Seguidores116
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-da-barra-da-tijuca-recebera-em-dobro-r-34-mil-cobrados-pela-light/872342216

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)