Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Condomínio recupera R$ 300 mil cobrados indevidamente como taxa de esgoto

Publicado por Correção FGTS
há 4 anos

O juiz Carlos Gean Alves dos Santos, da 9ª Vara Cívil do Tribunal de Justiça de Pernambuco, determinou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devolvesse R$ 300 mil a um condomínio por ter cobrado a taxa de esgoto dos últimos sete anos em excesso.

A decisão foi baseada no fato da Compesa calcular a tarifa de esgoto 100% com base em uma estimativa em vez de medir a utilização efetiva de esgoto ou de cobrar a taxa mínima, como determina a lei.

O condomínio que ajuizou a ação tem poço artesiano, mas a companhia nunca instalou o hidrômetro para medir a quantidade de esgoto despejado.

“Já que não é feita a medição correta do esgotamento, a cobrança deve ser efetuada de acordo com as tarifas de água mínimas fixadas pela Compesa, conforme o artigo 53 do Decreto nº 18.251/1994 e o entendimento do STJ e do TJPE”, explica Otávio Emerenciano, sócio do Leite & Emerenciano Advogados e responsável pela defesa do condomínio.

Quando não há medição de consumo de água, a base da tarifa de esgoto deve ser equivalente ao consumo mínimo legal, que é de 10 m³ (dez metros cúbicos) por unidade autônoma (artigo 72, Decreto nº. 18.251/1994).

0003328-37.2019.8.17.2001

Receba as decisões dos principais tribunais do país em seu e-mail gratuitamente, acesse: https://jusdecisum.com.br/informativo-jurídico/

Leia Também:

  • Publicações703
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1082
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-recupera-r-300-mil-cobrados-indevidamente-como-taxa-de-esgoto/807770833

Informações relacionadas

Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Compesa terá que restituir valores cobrados a mais para condomínio em Recife

Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Pernambuco TJ-PE - APELAÇÃO CÍVEL: AC XXXXX-50.2016.8.17.2001

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

5 Dicas para você usar o WhatsApp de forma eficiente na sua advocacia

Petição Inicial - TRF01 - Ação Anulatória de Leilão Extrajudicial c/c Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Passo a passo do Registro da propriedade de imóveis urbanos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)