Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Conselho Nacional de Trânsito regulamenta a respeito de aula teórica virtual para formação de condutores

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN publicou a deliberação de nº 189 de 28 de abril de 2020, disciplinando a respeito da realização das aulas técnico-teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19.

Publicado por Eduardo Gomes
há 4 anos

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) por meio da deliberação nº 189, autorizou a realização de aulas técnico-teóricas para formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da epidemia da Covid-19. A ação faz parte do pacote de medidas do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para garantir a segurança da população no enfrentamento da crise no setor de trânsito.

A medida além de sua finalidade da prestação de serviço de maneira adaptada ao cenário ocasionado pela pandemia, visa também garantir empregos desse segmento, movimentando a economia na área, em razão o funcionamento das atividades durante a pandemia de forma a resguardar também a saúde pública.

O art. 1º da deliberação supramencionada estabelece que a realização das aulas técnico-teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto está autorizada enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19.

Ademais, nos termos do art. 2º, a deliberação disciplina que para ocorrer o ensino remoto, o candidato/aluno deverá realizar manifestação de interesse nesta modalidade.

Não obstante, o conteúdo programático, a carga horária e a duração deverão seguir os mesmos critérios dos cursos presenciais.

Para realização das aulas, todos os CFC deverão atender diversos requisitos de segurança, que estão positivados no art. 3º, como a validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e término da aula, monitoramento da permanência na sala virtual e verificação da autenticidade biométrica dos participantes e instrutores.

Por fim, a normativa estabelece ainda que os CFC deverão seguir requisitos operacionais que se encontram previstos no art. 4º, como a qualidade da câmera de pelo menos 720 pixels, além da tolerância mínima de atraso que os alunos poderão ter.

Mais informações em:

  1. http://www.in.gov.br/web/dou/-/deliberacaon189-de-28-de-abril-de-2020-254427929
  2. http://transportes.gov.br/ultimas-noticias/9751-contran-libera-aula-te%C3%B3rica-virtual-para-forma%C3%A7%C3%A3o-de-condutores.html


  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito de Trânsito
  • Publicações13
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações203
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-nacional-de-transito-regulamenta-a-respeito-de-aula-teorica-virtual-para-formacao-de-condutores/840996550

Informações relacionadas

Eduardo Cadore, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Nova Legislação para Obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)