Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Controladoria investiga desvios de verbas do Fundo Nacional de Saúde no Maranhão

    Operação Sermão aos Peixes apura irregularidades na terceirização da gestão hospitalar da rede pública estadual do Maranhão

    há 9 anos

    A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou, na tarde da segunda-feira (16) e manhã desta terça-feira (17), a Operação Sermão aos Peixes, com o objetivo de reprimir o desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde, destinados ao Sistema de Saúde do estado do Maranhão.

    Os trabalhos tiveram início em 2010 e contaram com o subsídio de fiscalizações da CGU. As investigações indicaram a existência de uma cadeia de irregularidades na aplicação dos recursos aportados ao Fundo Estadual de Saúde. As constatações da auditoria apontaram para um prejuízo potencial de mais de R$ 114 milhões.

    Os indícios começaram com a montagem dos processos e direcionamento das contratações que deram origem aos Termos de Parceria e Contratos de Gestão celebrados com duas organizações do Terceiro Setor, para gerirem unidades hospitalares do estado do Maranhão. Com esse modelo de gestão, foi possível empregar pessoas sem concurso público e contratar empresas sem licitação.

    Estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de condução coercitiva. Os investigados poderão responder, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato, associação criminosa e peculato (artigos 171, 288 e 312 do Código Penal), bem como por organização criminosa (art. da Lei 12.850/2013) e “lavagem de dinheiro” (art. da Lei 9.613/1998).

    O nome da operação faz alusão ao sermão do Padre Antônio Vieira que, em 1654, falou sobre como a terra estava corrupta, censurando seus colonos com severidade.

    Será concedida entrevista coletiva às 15h desta terça-feira, 17/11, na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Luís, na Avenida Daniel de La Touche, 4.000, no bairro Cohama.

    • Publicações2241
    • Seguidores623367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/controladoria-investiga-desvios-de-verbas-do-fundo-nacional-de-saude-no-maranhao/256982694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)