Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

COVID-19 é doença ocupacional

STF suspende a eficácia do art. 29 da MP nº. 927/2020

Publicado por Pamella Dutra Barros
há 4 anos

As doenças ocupacionais são aquelas que ocorrem em razão da atividade laboral desenvolvida pelo trabalhador.


Em março, foi publicada a Medida Provisória nº. 927/2020 que declarou no art. 29 não ser a COVID-19 considerada doença ocupacional, exceto se houvesse comprovação de ter-se contraído a doença no trabalho ou em função dele.


Com a publicação da MP vários partidos ingressaram com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que por voto da maioria suspendeu os efeitos do art. 29 da MP nº. 927/2020. Sendo assim, a COVID-19 passou a ser também doença ocupacional.


O julgamento também suspendeu a eficácia do art. 31 da MP nº. 927/2020 que restringia a atuação dos auditores fiscais do trabalho, pois não auxilia o combate à pandemia e diminui a fiscalização colocando em risco direitos trabalhistas.


Diante da suspensão dos dispositivos citados, o empregador deve garantir que as normas locais e federais para desenvolver as atividades empresariais neste período atípico sejam cumpridas.

  • Publicações9
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/covid-19-e-doenca-ocupacional/838379875

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)