Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Crédito em moeda estrangeira deve ser incluído na recuperação judicial sem conversão

Publicado por Ponto Jurídico
há 2 meses

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na recuperação judicial, o crédito em moeda estrangeira deve ser incluído no quadro de credores na moeda em que foi constituído, apenas com a indicação do valor atualizado, nos termos do artigo 50, parágrafo 2º, da Lei 11.101/2005. Segundo o colegiado, a imediata conversão em moeda nacional já no momento da habilitação do crédito geraria disparidade entre o seu valor e o da obrigação que o originou.

O entendimento foi afirmado pela turma ao negar provimento ao recurso especial de uma empresa em recuperação, a qual defendia a conversão de um crédito de quase US$ 1,5 milhão contra ela no momento do pedido de habilitação.

Relator do recurso especial da empresa, o ministro Marco Aurélio Bellizze explicou que o artigo 50, parágrafo 2º, da Lei de Recuperação Judicial e Falência estabelece que, nos créditos em moeda estrangeira, a variação cambial deve ser conservada como parâmetro de indexação da obrigação e só pode ser afastada caso o credor, de forma expressa, concorde com previsão diferente definida no plano de recuperação.

Como efeito disso, segundo o ministro, o crédito estrangeiro deve ser incluído no quadro de credores na própria moeda em que foi constituído, com a atualização até a data do pedido de recuperação judicial, conforme o artigo , inciso II, da Lei 11.101/2005.

Conversão em moeda nacional é prevista apenas para definir peso em votação

Marco Aurélio Bellizze explicou que, apenas para a finalidade de mensurar o peso do credor nas votações, o artigo 38 da Lei de Recuperação Judicial e Falência estipulou a necessidade de conversão do crédito em moeda nacional pelo câmbio da véspera da instalação da assembleia geral.

"Para fins de determinação do valor nominal do crédito – ressalte-se –, mantém-se conservada a variação cambial, devendo, pois, ser habilitado na recuperação judicial na mesma moeda em que constituído, atualizado, nos termos ajustados ou definidos na sentença que o declarou, até a data do pedido de recuperação judicial", concluiu o ministro. Leia o acórdão no REsp 1.954.441. Fonte: STJ

  • Publicações1380
  • Seguidores243
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/credito-em-moeda-estrangeira-deve-ser-incluido-na-recuperacao-judicial-sem-conversao/2187194850

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 2 meses

Penhora de imóvel com propriedade questionada pode ter prioridade

STJ decidiu que na comunhão parcial, imóvel comprado com recursos de apenas um dos cônjuges também integra partilha

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Município de São Paulo deve fornecer transporte gratuito a criança com Síndrome de Down

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 2 meses

Banco responde por transações realizadas após comunicação do roubo do celular

Ygor Alexandro Sampaio, Advogado
Notíciashá 2 meses

Jurisprudência do STF - "Baixa quantidade de drogas não autoriza prisão preventiva."

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)