Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Decisão do STF sobre Revisão da Vida Toda deve beneficiar milhares de segurados do INSS

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o período amplo de aposentadoria pode beneficiar milhares de segurados do INSS que aguardam pedido de revisão. O Supremo vai analisar entre os dias 4 e 11 de junho a chamada “Revisão da Vida Toda”, uma regra de 1999 que estipula que o cálculo só pode abranger salários pagos a partir de 1994, quando o Plano Real entrou em vigor. No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável a um processo para rever a medida. Ou seja, a PGR entende que os trabalhadores têm o direito de levar em conta o período anterior.

A advogada Cristiane Grano Haik, mestre em direito previdenciário e do trabalho, explica que a mudança vai depender de vantagens ao segurado. “No cálculo da aposentadoria é feita a média de todos os meses de contribuição a partir de julho de 1994. Portanto, ainda que a pessoa tenha contribuição lá desse período anterior, se essas contribuições forem em valores menores do que ela veio conseguindo fazer no decorrer da sua vida de trabalho, essa revisão não vai beneficiar. Não é muito comum que no começo da carreira as pessoas tenham contribuições mais altas. Por isso, não é uma revisão que pode beneficiar muita gente”, comenta a advogada. Ela reitera que apenas quem já trabalhava antes de julho de 1994 poderá pleitear o benefício, dependendo do STF.

O mestre em direito previdenciário, Rodolfo Ramer, avalia que o contribuinte têm de fazer os cálculos antes de entrar na Justiça. “O cálculo será sempre do melhor benefício, incluindo as contribuições anteriores a 1994. Mas é importante que antes de entrar com qualquer tipo de ação, você realize os cálculos para verificar se no seu caso vale a pena fazer esse tipo de ação. Todavia, procure sempre um especialista para fazer esse tipo de cálculo para que não entre com a ação no escuro. Esperamos que o Supremo faça esse julgamento baseado nos argumentos dos advogados e, principalmente, nesse parecer positivo do procurador-geral da República”, reforçou. A orientação dos especialistas é verificar os salários e contribuições anteriores a 1994. O segurado deve aguardar, no entanto, a decisão do STF.

Advogado, ingresse com a ação e lucre junto com seu cliente. Para isso, recomendamos um material completa e 100% atualizado 2021, sobre a tese da Revisão da Vida Toda. Clique aqui.

fonte: Jovem Pan

📰 VEJA TAMBÉM:

Ainda vale a pena solicitar a correção do FGTS? Veja a Tese da Nova correção do FGTS. Auxílio da parte teórica à prática. Clique aqui.

Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2021 + 6 Bônus

Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores - Atualizado 2021 

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações846
  • Seguidores394
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações248
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-do-stf-sobre-revisao-da-vida-toda-deve-beneficiar-milhares-de-segurados-do-inss/1222317362

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quanto a prescrição como fica? continuar lendo