Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensores Públicos de Pernambuco participam do Congresso Nacional de Responsabilidade Civil e destacam a iniciativa da atual administração

    Publicado por DPPE
    há 15 anos

    De 08 a 10 de outubro, os Defensores Públicos de Pernambuco Leonardo Alexandre A. de Carvalho* (Núcleo Recursos Cíveis e Criminais), Fernanda Esmeraldo (Núcleo São Lourenço da Mata) e Joana Malheiros (Núcleo de Nazaré da Mata) tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo do Direito Civil, durante o Congresso Nacional de Responsabilidade Civil, realizado em Salvador-BA.

    O evento contou com a participação de profissionais brasileiros conceituados na área. Na ocasião, foram abordados temas como: A Aplicação Contemporânea do Direito Privado; Responsabilidade Civil do Estado, Ação de Indenização, Responsabilidade Pressuposta, Conjugalidade, Violação a Intimidade Genética entre outros.

    Entre os conferencistas estavam presentes: o Mestre da Academia Paulista de Magistrados, professor Silvio Sávio Venosa; o Procurador do Estado da Bahia e professor de Direito Civil Eugênio Kruschewsky, o Advogado e professor de Direito Processual Civil Alexandre Freitas Câmara e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha.

    Inicialmente, o Procurador Regional do Trabalho, José Janguiê Bezerra Diniz, fez uma explanação sobre Responsabilidade Civil, com um breve esboço histórico do tema. Já o Ministro aposentado do STJ, José Augusto Delgado, explicou com bastante clareza a evolução da teoria da Responsabilidade Civil do Estado.

    O Doutor em Direito Civil, Flávio Tartuce, por sua vez, proferiu uma brilhante palestra sobre a Responsabilidade Civil na Conjugalidade, iniciando sua explanação fazendo um diálogo entre o Direito Civil e o Direito Constitucional. Segundo Turce, o Direito Civil Constitucional está amparado por três princípios: o da proteção da dignidade humana (artigo , III, CF/88), o princípio da solidariedade (artigo , I, CF/88) e o da isonomia (artigo , caput, CF/88).

    Outra abordagem interessante foi a do Procurador Eugênio Kruschewsks que palestrou sobre a Responsabilidade Civil Médica Hospitalar. "Inclusive, na ocasião, explicou as diferenças entre a obrigação de meio e resultado. Disse que o § 4º do artigo 14 do CDC, deve ser aplicado aos profissionais liberais da área de saúde, sendo, assim, a responsabilidade dos médicos deve ser apurada mediante a verificação da culpa, salvo no caso de cirurgias estéticas de embelezamento onde o cirurgião assume obrigação de resultado", frisou o Defensor Público Leonardo Alexandre

    Segundo os Defensores Públicos, por tudo o que foi visto,"deve ser observado o esforço que a Defensoria Pública de Pernambuco, através da gestão atual, vem fazendo para estimular os seus membros na busca de aprimoramento, proporcionando, então, uma melhoria substancial na qualidade dos serviços prestados à população carente, efetivando, assim, seus direitos fundamentais (proteção a dignidade humana)", ressaltaram Fernanda Esmeraldo, Joana Malheiros e Leonardo Alexandre.

    Foto; E/D Joana Malheiros, Frnanda Esmeraldo, Ministro do STJ, José Augusto Delgado e Leonardo Alexandre.

    • Publicações255
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensores-publicos-de-pernambuco-participam-do-congresso-nacional-de-responsabilidade-civil-e-destacam-a-iniciativa-da-atual-administracao/1971457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)