Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Estudante consegue na Justiça direito de realizar permuta de bolsa do Prouni entre cursos de Engenharia da mesma faculdade

Publicado por Enviar Soluções
há 4 anos


Uma aluna do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (IUESO), campus Goiânia, conseguiu na Justiça o direito de realizar permuta de bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do curso de Engenharia Elétrica para Engenharia Civil. A instituição de ensino superior havia negado o pedido sob a alegação de que o regulamento do Prouni não permite a transferência. A sentença é da juíza federal Maria Maura Martins Moraes Tayer, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Estado de Goiás (SJGO).

Conforme consta nos autos, a aluna já cursava Engenharia Civil e pagava as mensalidades por meio do Fies (Financiamento Estudantil). No começo de 2018, houve a possibilidade de ganhar uma bolsa integral remanescente do Prouni. Assim, ela solicitou a bolsa, o que foi autorizado pela instituição de ensino superior, sendo cancelado o Fies. Porém, o benefício era para o curso de Engenharia Elétrica. Após o fim do 4º período, solicitou a transferência/permuta, mas o pedido foi negado.

A defesa da aluna, feita pelo advogado Marcio André Alves Francisco Marques, impetrou mandado de segurança afim de compelir a faculdade a realizar a transferência/permuta. Ele frisou que a decisão administrativa que impossibilitou a permuta de transferência da bolsa era ilegal e abusiva.

Para tanto, usou como fundamentação a Lei n.º 12.016 de 2009 e a Lei 11.096/2005, que instituiu o Prouni. A norma prevê a possibilidade de permuta de bolsas entre cursos e turnos, restrita a um quinto das bolsas oferecidas para cada curso e cada turno. Além de citar o Decreto nº. 5.493/2005, que regulamenta a referida lei.

Em sua defesa, a Faculdade alegou que, nos quatro primeiros períodos do curso, as disciplinas são comuns e aulas podem ocorrer de forma conjunta para as duas engenharias. Porém, a aluna optou por Engenharia Civil e que a bolsa era para Engenharia Elétrica. Disse que não remanescem vagas disponibilizadas para alunos bolsistas para Engenharia Civil.

Decisões

A própria juíza federal Maria Maura Martins Moraes Tayer havia negado o pedido de liminar sob o fundamento de que não se pode compelir a entidade de ensino a realizar a transferência. Isso porque, a Lei nº 11.060/2005 permite a restrição ao dispor sobre limites à concessão de transferência e em vista da afirmação de que não existem vagas para alunos bolsistas no Curso de Engenharia Civil.

Porém, ao analisar Agravo de Instrumento, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu antecipação de tutela recursal e assegurou a transferência ou permuta da referida bolsa. A decisão foi dada pelo desembargador Jirair Aram Meguerian. O MPF opinou pera concessão da segurança.

Autos concluso, e a sentença sobreveio, mesmo a magistrada Maria Maura Martins Moraes Tayer reconhecendo posicionamento contrario. “Não é o caso, portanto, de se persistir em entendimento contrário, devendo a segurança ser concedida, com ressalva do ponto de vista contrário”.

Processo 1000983-26.2019.4.01.3500

(Por: Wanessa Rodrigues / Fonte: Rota Jurídica)


📃 Precisando de Certidões? Fale com a Enviar Soluções Burocráticas

📰 Veja também:

➡️ Atraso no recolhimento do FGTS e do INSS não caracteriza dano moral

...............................................................................................................................

-> Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> O melhor Curso Online de Processo Civil 2019 com a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações390
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudante-consegue-na-justica-direito-de-realizar-permuta-de-bolsa-do-prouni-entre-cursos-de-engenharia-da-mesma-faculdade/801148630

Informações relacionadas

Carlos Wilians, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo | Minuta de Inventário Administrativo e Plano de Partilha

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)