Foi atendido mal por um servidor público? Agora você poderá reclamar.
Em parceria com o "Reclame Aqui", o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle lançou recurso exclusivo para serviços públicos.
Desde o início do mês conforme apontou a revista Exame, ficou mais fácil para o cidadão-cliente registrar sua reclamação contra um eventual mal atendimento por parte do servidor ou repartição pública.
Segundo as informações da plataforma, as reclamações serão encaminhadas automaticamente para a Ouvidoria-Geral da União. Entre as instituições que entram na mira da iniciativa estão universidades federais, Anvisa e os ministérios. A ideia é que as mensagens sejam respondidas em até 30 dias, de maneira similar ao que ocorre com o Portal de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).
Nas palavras do Ministro da Transparência Torquato Jardim:
“Nossa proposta é atender cada vez melhor os cidadãos, fazendo com que suas necessidades se convertam em sinalizadores para a desburocratização e o aprimoramento dos serviços públicos no Brasil”
As plataformas digitais atualmente constituem importantes ferramentas de proteção ao consumidor-cidadão. Além do Portal de Acesso e do Reclame aqui, o portal Consumidor. Gov é outra ferramenta valiosa na prevenção e resolução de conflitos, mas na seara privada.
No site da Revista Exame é possível acompanhar um passoapasso sobre como utilizar corretamente a nova ferramenta do Reclame Aqui.
Referências: Revista Exame
10 Comentários
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Olá Boa tarde à todos!
Eu falo de São Vicente SP ,e queria aqui fazer uma denuncia aqui de mal atendimento ,desrespeito com a população aqui do Parque Bitaru ,aonde o posto de saúde atende mal , trata as pessoas principalmente os idosos com muita arrogância ,e a minha filha já vai fazer 5 meses e ainda não teve a sua primeira consulta.Faço um apelo aqui as autoridades competentes que fiscalizem porque na hora de prefeito e vereador ir atrás da população pra pedir voto aí sabe procurar a gente né ?
#Bolsonaro22 continuar lendo
Bom dia ! Estou reclamando de um militar que desempenha suas atividades profissionais no RH da 17a brigada de infantaria e selva que é responsável pela pasta dos servidores civis pensionistas, aposentados do ministério da defesa de porto velho Rondônia, há aproximadamente dois meses esse departamento foi transferido para o 5o Bec e estou precisando da minha cédula C para declaração do imposto de renda e impossibilitada de ENTRAR no sistema por ter esquecido a senha , (pois o governo Federal me bloqueou), e somente esse cidadão que pode fazer o desbloqueio. Estive no novo endereço por três vezes e ele se recusou a me receber passando através de um soldado um e-mail, ao tentar entrar nesse e-mail descobrir que também estou bloqueada e retornando ao ministério da defesa ,(5o Bec), ele não me atendeu pela terceira vez, portanto, me dirigir a decima sétima brigada onde ele é subordinado e o comandante não pode me atender por está auxiliando um militar que sua esposa faleceu de COVID, vou retornar amanhã.Enfim, como é dado uma função a um ser tão ignorante? Mal educado? Que não atende bem no serviço público civil? É um absurdo ele ser responsável por essa pasta que abrange idosos, imagina àqueles que são leigos quanto a tecnologia? Não sabem lidar com informática, varia idosos estavam aguardando o comandante para reclamar quanto a conduta dele, antes da pandemia já se comportava mal , agora com a pandemia , a situação piorou. Nossa! Nem com a pandemia essa criatura obteve melhoras, só piorou. Agradeço a atenção de todos. Maria do carmo continuar lendo
Para trocar esses incompetentes, preguiçosos, tem que trocar o governo. continuar lendo
Para trocar funcionários públicos incompetentes tem que trocar o governo. continuar lendo
Bom dia! Fui hoje mal atendida por um funcionário do correio em Tejucupapo, fato de procurarmos por um cartão onde o mesmo exigia o rastreio o qual não aparecia e ele culpava-nos por não procurar o cartão sendo q este cartão estaria a tempos no correio e ñ foi entregue, cujo prazo previsto de chegada seria amanhã 24/11 . Sem mencionar q o mesmo escolhe as pessoas a quem tratar bem. Alterou a voz aos clientes e ainda recebemos ameaças por desacato onde ele foi o q nos tratou com a maior falta de ética. continuar lendo