Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Foi atendido mal por um servidor público? Agora você poderá reclamar.

Em parceria com o "Reclame Aqui", o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle lançou recurso exclusivo para serviços públicos.

Publicado por Lucas Domingues
há 8 anos

Foi atendido mal por um servidor pblico Agora voc poder reclamar

Desde o início do mês conforme apontou a revista Exame, ficou mais fácil para o cidadão-cliente registrar sua reclamação contra um eventual mal atendimento por parte do servidor ou repartição pública.

Segundo as informações da plataforma, as reclamações serão encaminhadas automaticamente para a Ouvidoria-Geral da União. Entre as instituições que entram na mira da iniciativa estão universidades federais, Anvisa e os ministérios. A ideia é que as mensagens sejam respondidas em até 30 dias, de maneira similar ao que ocorre com o Portal de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).

Nas palavras do Ministro da Transparência Torquato Jardim:

“Nossa proposta é atender cada vez melhor os cidadãos, fazendo com que suas necessidades se convertam em sinalizadores para a desburocratização e o aprimoramento dos serviços públicos no Brasil”

As plataformas digitais atualmente constituem importantes ferramentas de proteção ao consumidor-cidadão. Além do Portal de Acesso e do Reclame aqui, o portal Consumidor. Gov é outra ferramenta valiosa na prevenção e resolução de conflitos, mas na seara privada.

No site da Revista Exame é possível acompanhar um passoapasso sobre como utilizar corretamente a nova ferramenta do Reclame Aqui.


Referências: Revista Exame

  • Sobre o autorAdvogado e Diretor de Divisão de Assuntos Jurídicos da Câmara de Sorocaba
  • Publicações51
  • Seguidores528
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16840
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/foi-atendido-mal-por-um-servidor-publico-agora-voce-podera-reclamar/374219908

Informações relacionadas

Guilherme Umbelino, Advogado
Artigoshá 6 anos

Princípio da Urbanidade dos Servidores Públicos

Artigoshá 9 anos

Desacato ao cidadão

Rogerio Pires Goulart, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

02-Do dever de denunciar, apurar, fiscalizar, decidir e de resposta da Administração Pública

PIMENTA E SILVEIRA ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 4 anos

Abuso, Excesso, Desvio de Poder e Improbidade Administrativa

Vicente de Paula Rodrigues Maggio, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os Crimes de Prevaricação e Prevaricação Imprópria (CP, arts. 319 e 319-A)

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá Boa tarde à todos!
Eu falo de São Vicente SP ,e queria aqui fazer uma denuncia aqui de mal atendimento ,desrespeito com a população aqui do Parque Bitaru ,aonde o posto de saúde atende mal , trata as pessoas principalmente os idosos com muita arrogância ,e a minha filha já vai fazer 5 meses e ainda não teve a sua primeira consulta.Faço um apelo aqui as autoridades competentes que fiscalizem porque na hora de prefeito e vereador ir atrás da população pra pedir voto aí sabe procurar a gente né ?

#Bolsonaro22 continuar lendo

Bom dia ! Estou reclamando de um militar que desempenha suas atividades profissionais no RH da 17a brigada de infantaria e selva que é responsável pela pasta dos servidores civis pensionistas, aposentados do ministério da defesa de porto velho Rondônia, há aproximadamente dois meses esse departamento foi transferido para o 5o Bec e estou precisando da minha cédula C para declaração do imposto de renda e impossibilitada de ENTRAR no sistema por ter esquecido a senha , (pois o governo Federal me bloqueou), e somente esse cidadão que pode fazer o desbloqueio. Estive no novo endereço por três vezes e ele se recusou a me receber passando através de um soldado um e-mail, ao tentar entrar nesse e-mail descobrir que também estou bloqueada e retornando ao ministério da defesa ,(5o Bec), ele não me atendeu pela terceira vez, portanto, me dirigir a decima sétima brigada onde ele é subordinado e o comandante não pode me atender por está auxiliando um militar que sua esposa faleceu de COVID, vou retornar amanhã.Enfim, como é dado uma função a um ser tão ignorante? Mal educado? Que não atende bem no serviço público civil? É um absurdo ele ser responsável por essa pasta que abrange idosos, imagina àqueles que são leigos quanto a tecnologia? Não sabem lidar com informática, varia idosos estavam aguardando o comandante para reclamar quanto a conduta dele, antes da pandemia já se comportava mal , agora com a pandemia , a situação piorou. Nossa! Nem com a pandemia essa criatura obteve melhoras, só piorou. Agradeço a atenção de todos. Maria do carmo continuar lendo

Para trocar esses incompetentes, preguiçosos, tem que trocar o governo. continuar lendo

Para trocar funcionários públicos incompetentes tem que trocar o governo. continuar lendo

Bom dia! Fui hoje mal atendida por um funcionário do correio em Tejucupapo, fato de procurarmos por um cartão onde o mesmo exigia o rastreio o qual não aparecia e ele culpava-nos por não procurar o cartão sendo q este cartão estaria a tempos no correio e ñ foi entregue, cujo prazo previsto de chegada seria amanhã 24/11 . Sem mencionar q o mesmo escolhe as pessoas a quem tratar bem. Alterou a voz aos clientes e ainda recebemos ameaças por desacato onde ele foi o q nos tratou com a maior falta de ética. continuar lendo