Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Igreja evangélica pede R$ 1 bilhão por danos morais ao Porta dos Fundos

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


A Igreja Pentecostal Brasa Viva ajuizou ação na qual pede a condenação da Netflix e do grupo humorístico Porta dos Fundos ao pagamento de indenização de R$ 1 bilhão por danos morais. As empresas são as responsáveis respectivamente e exibidora e a produtora do especial de Natal Se beber, não ceie, de dezembro de 2018. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Na sátira, após uma bebedeira na última ceia, os discípulos de Jesus acordam de ressaca e percebem que perderam o messias.

O governo de Singapura proibiu a transmissão do filme no país.

Outra controvérsia

Em janeiro, o desembargador Benedicto Abicair, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu a exibição do Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo na Netflix.

Abicair, da 6ª Câmara Cível do TJ-RJ, determinou a suspensão acolhendo pedido da associação católica Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. O desembargador afirmou que o direito à liberdade de expressão, imprensa e artística não é absoluto.

Em resposta, a Netflix ajuizou reclamação afirmando que "a decisão proferida pelo TJ-RJ tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista à sede do Porta dos Fundos: silencia por meio do medo e da intimação".

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, concedeu liminar autorizando a exibição do Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo.

"Não se descuida da relevância do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2 mil anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros", escreveu Toffoli na decisão.

Processo 0003791-41.2020.8.19.0205

(Fonte: Conjur)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ O melhor Curso Online de Processo Civil 2020 com a melhor banca de processualistas do País.

✔️ Petições de Trânsito 2020 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1455
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/igreja-evangelica-pede-r-1-bilhao-por-danos-morais-ao-porta-dos-fundos/808743484

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Será que essa igreja tem procuração de cristo? Autenticada pelo todo poderoso. continuar lendo

O "problema" do especial do Porta dos Fundos não é pintar um Jesus humano, cínico, debochado. O que incomoda é ter sido retratado como gay. No teatro, no cinema, Deus pode ter todas as falhas (cobiçar, mentir, roubar). Os "fieis" o aceitarão com a condição de não questionar a sexualidade. É isso que a nossa sociedade não suporta, falar sobre sexo e aceitar a diversidade.
Ah! É importante frisar também que esse não foi o único especial de fim de ano do Porta dos Fundos; no especial de 2018 tinha um Jesus agressivo, que falava palavrões, ia em festa que tinha drogas e usava seus poderes para fins ilícitos, e adivinha ? não houve repercussão. continuar lendo

então uma sátira humorística não viola Valores do Próximo ? decisão completamente equivocada por parte de sua Excelência. Primeiramente concordo com a decisão do Desembargador- RJ, pois, demonstrara que nenhum Direito Fundamental é Absoluto. A respeito deste especial de Natal do Porta dos Fundos, acredito que ouve ''abrangentemente'' uma violação Moral aos Cristãos, sendo assim, apoio a condenação por Danos Morais, não pelo valor exorbitante de 1 Bilhão, mas uma quantia exemplificativa, para evitar novos alvoroços. continuar lendo

O problema é que "violação moral aos cristãos" não é um dano, né? continuar lendo

Procurei na legislação onde Cristãos devem ter um tratamento especial, não encontrei. continuar lendo

Ninguém é obrigado a assistir o filme. É simples. E se naquela época Jesus fosse gay? Quem sabe? A bíblia foi escrito por um homem, quem sabe se a verdade é 100% absoluta? Há inúmeras perguntas que não somos capazes de responder. Outra pergunta é: Como seria essa condenação por danos morais? no caso em tela, seria a indenização apenas p/ 1 igreja? ou seria p/ todas?
Finalizo com as palavras do ministro Dias Toffoli, "a democracia somente se firma e progride em um ambiente em que diferentes convicções e visões de mundo possam ser expostas, defendidas e confrontadas umas com as outras, em um debate rico, plural e resolutivo". continuar lendo

DAR A CEZAR O QUE FOR DE CEZAR! Este contadores de piu...piu, tem que sentir uma bicada, claro, porque esculhambar desta maneira, o que falta na mentes deste beocio, é massa cinzenta. Aonde está registrado na bíblia que Jesus Cristo fez qq tipo de piada com o ser humano, isso jamais aconteceu, pelo contrário, fez para homem, aquilo que o homem é incapaz de fazer, pelo seu próximo. E tudo que foi feito, parece que é motivo de zombaria, porque, este sentimento? Porque estes continua a crucificar com os pregos do escarnecimento, e pior, o seu sofrimentos serve de alimentos para essa corja de corvo, e aí, eles acham pouco isso, e desmerece, rebaixando a fé das pessoas, que tipo de piada tem nisso. Sabe de uma coisa, amanhã ou num futuro bem próximo, essas pessoas podem passar por uma situação desesperadora, aonde o homem não pode resolver, então, terão que pedir um milagre para um Jesus gay, mas, para surpresa destes o Jesus Cristo, responderá como sempre fez, fazendo a vontade do pai, realizando os milagres necessários. Acorda Brasil. continuar lendo