Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Impenhorabilidade de imóvel familiar deve ser reconhecida como um todo

Uma sentença anterior havia feito a penhora sobre a fração ideal de 25,00792% do imóvel, que é um bem de família. A decisão de Menezes anulou essa sentença

Publicado por Bernardo César Coura
há 2 anos

Ainda que o embargante de um imóvel seja dono de apenas uma parte dele, a impenhorabilidade do bem deve ser reconhecida como um todo, conforme decidiu o juiz Mário Sergio Menezes, da 3ª Vara Cível do Foro de Limeira (SP).

Uma sentença anterior havia feito a penhora sobre a fração ideal de 25,00792% do imóvel, que é um bem de família. A decisão de Menezes anulou essa sentença.

Na decisão, o magistrado destacou que, "embora os documentos carreados aos autos demonstrem que o imóvel já havia sido alienado à embargante desde 24 de setembro de 2007, o fato é que até a presente consta no registro da matrícula que os executados, que figuram no cumprimento de sentença, são detentores do domínio de parte ideal do imóvel".

Segundo Menezes, "foi razoável o pedido de penhora formulado nos autos de cumprimento de sentença, pois não havia como exigir do embargado que soubesse que a parte ideal do imóvel penhorado não pertencia mais aos executados".

O juiz ainda considerou que "há de se considerar que o embargado não ofereceu resistência ao pedido inicial, motivo pelo qual, diante dos elementos jungidos aos autos, não há como se afirmar que o embargado tenha efetivamente causado a constrição indevida, de modo a fazer incidir o princípio da causalidade, para justificar imposição de sucumbência".

Processo 1011726-95.2022.8.26.0320

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1561
  • Seguidores1813
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impenhorabilidade-de-imovel-familiar-deve-ser-reconhecida-como-um-todo/1666653289

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 4 anos

Pelo risco ao direito à moradia, TJ-RJ suspende parcelas de compra de imóvel

Marcos Ariel, Advogado
Artigoshá 2 anos

Há direito real de habitação quando terceiros são coproprietários do imóvel?

JurisWay
Notíciashá 12 anos

Locatário será indenizado por insinceridade na retomada de imóvel

Bruno Godoi, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como é calculada a multa por atraso do aluguel?

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 3 anos

Seguro habitacional deve cobrir vícios de construção mesmo após quitação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)