Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Pelo risco ao direito à moradia, TJ-RJ suspende parcelas de compra de imóvel

Direito à moradia não pode ser ameaçado por crise do coronavírus

Publicado por Bernardo César Coura
há 4 anos

Pelo risco ao direito à moradia, o desembargador João Batista Damasceno, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ordenou nesta quinta-feira (28/5) que a construtora MRV suspenda, até o fim do estado de calamidade pública por causa da epidemia do coronavírus, as parcelas de compra de um imóvel financiado por um casal.

Os dois firmaram, com a MRV, contrato de promessa de compra e venda do imóvel em que moram, em Parada de Lucas, na zona norte do Rio, pelo valor de R$ 184 mil.

Devido à crise, o casal atrasou a parcela de abril. Para preservar a renda familiar, eles pediram a suspensão das mensalidades enquanto durar a epidemia, mas a construtora negou.

A liminar foi negada em primeira instância, mas o casal recorreu. Damasceno apontou, na decisão, que há probabilidade do direito. Isso porque a epidemia de coronavírus está impactando financeiramente grande parte da população e afetando os contratos.

Além disso, o magistrado disse haver perigo de dano, pois a falta de pagamento pode ferir o direito de moradia do casal. O desembargador ressaltou que eles, como consumidores, têm os direitos de revisão de cláusulas e condições contratuais em razão de fatos que as tornem excessivamente onerosas e de prevenção de danos patrimoniais e morais, como estabelece o artigo , incisos V a VII, do Código de Defesa do Consumidor.

O magistrado também proibiu a MRV de incluir os nomes dos dois em cadastros de proteção ao crédito pela falta de pagamento das parcelas.

0031524-15.2020.8.19.0000

Fonte: Conjur

www.bernardocouraadvocaciaimobiliaria.com

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1560
  • Seguidores1813
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pelo-risco-ao-direito-a-moradia-tj-rj-suspende-parcelas-de-compra-de-imovel/860014842

Informações relacionadas

Marcos Ariel, Advogado
Artigoshá 2 anos

Há direito real de habitação quando terceiros são coproprietários do imóvel?

Bruno Godoi, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como é calculada a multa por atraso do aluguel?

Cristiano Almeida, Advogado
Artigoshá 20 dias

Financiamento Imobiliário

Valdir Neto Santos Rocha Soares, Advogado
Artigoshá 28 dias

Análise do conflito entre os direitos do locador e do locatário no âmbito da ação de despejo diante do advento da Lei 12.122/09

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Contrato de aluguel verbal tem validade: Quais os riscos e como comprovar a locação verbal.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)