Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Imposto de Importação zerado sobre bens de capital, informática e telecomunicações

Medida é temporária e findará em 2021.

Publicado por Filipe Paz
há 5 anos

Com a intenção de atrair investimentos para o país, o Governo decidiu zerar a alíquota do imposto de importação sobre bens de capital, de informática além de produtos de telecomunicação.

Ao todo 281 bens foram beneficiados. A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feita (2 de agosto/19), é temporária e vigorará até 31 de dezembro de 2021.

Apenas à título elucidativo e de forma bastante objetiva, bens de capital, são ativos como maquinários e ferramentas utilizadas na produção de outros bens ou serviços.

Antes da redução para a estaca zero, a alíquota dos bens de capital era de 14% (quatorze por cento), já as alíquota dos bens de informática e telecomunicação era de 16% (dezesseis por cento).

É importante ressaltar que os produtos listados não se destinam ao consumidor comum, mas à máquinas e equipamentos para indústrias. Reservatórios de tinta para impressoras, sistemas biométricos, tampas traseiras de celular, fusores de toner em impressoras a laser, sistemas para fabricação de pás eólicas, empilhadeiras, camas hospitalares, máquinas agrícolas, são alguns exemplos dos produtos incluídos na lista.

Quem quiser conferir a lista completa dos bens de informática é só clicar aqui, e para os bens de capital, aqui.

Bons estudos!

Confira mais publicações no Instagram: @entendimento.pacificado

Leia também:

Afinal, o que é e para que serve a Zona Franca de Manaus?

Comprou imóvel na planta? Saiba quando a cobrança de IPTU e condomínio é devida

Contribuintes que tenham dependentes com doença rara poderão ter benefícios no Imposto de Renda

Não pague imposto de renda sobre as indenizações por danos morais

  • Sobre o autorAdvogado Tributarista
  • Publicações87
  • Seguidores147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2236
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto-de-importacao-zerado-sobre-bens-de-capital-informatica-e-telecomunicacoes/741026835

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Comentário construtivo, como?
Ok, Comentário pertinente e com fundamento, tudo certo até estes produtos chegarem as prateleiras com os mesmos preços praticados anteriormente, o Empresário Brasileiro só pensa no próprio Umbigo, pensa sempre da seguinte forma: "Venha á nós Tudo, à vosso reino (consumidos) Nada.
Os caras já tem incentivos fiscais há muito tempo, e mesmo assim não se vê nenhum preço igual ou parecidos com os mesmos no exterior. logo: não resolve em nada para o consumidor zerar esses impostos , e os empresários cada vez mais ricos. continuar lendo

A industria brasileira afundou-se de vez.Governo Maldito continuar lendo

Como? Essa a medida reduz o custo para aquisição de insumos para modernização! continuar lendo

vamos pensar de maneira mais abrangente ?

Telecomunicações ? insumos para torres, redes etc.... isso não é feito aqui...
Informática.... tb não é feito aqui,,,,a asus até tentou fazer suas placas, positivo etc... mas agora chegará tudo padrão mundial, ponto para o governo.
Bens de capital... vcs já foram numa feira de mecânica ? Resumindo, a mesma maquina que custa aqui 500 mil, lá fora custa 200 mil, com impostos vinha para perto de 300 mil.... Mas vai fechar uma industria mecânica em Sorocaba.... Americana... etc.... vamos lá... vai ter 50 desempregados diretos lá... porem se comprará muito mais dessas máquinas, que vão produzir produtos mais baratos e vai dar empregos para novas industrias, dar emprego no comércio, na hora de instalar essas máquinas, operar... etc...

Se vc for contra essas medidas, posso pensar da seguinte maneira.... 1... ou é cego / burro etc.... 2 na melhor das hipóteses, talvez ainda não parou para pensar de maneira abrangente.... 3 ou esta admirado porem esta achando um problema na obra de arte....

Para terem ideia, na industrialização da China, além do imposto ser zerado, o governo dava dinheiro para novos empresários só com intuito de se gerar novos empregos...

Sem dúvida que torcerei para a segunda opção. continuar lendo