Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Incidência de ISS sobre preço total de diárias de hotel é constitucional, decide STF

Publicado por Enviar Soluções
há 6 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a incidência do Imposto sobre Serviços (ISS) sobre o preço total das diárias pagas em hospedagem. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5764.

Na ação, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) questionava o item 9.01 da lista anexa à Lei Complementar 116/2003. Seu argumento era de que o imposto não poderia incidir sobre a totalidade das receitas das diárias pagas pelos hóspedes, mas apenas sobre os serviços prestados, ou seja, excluindo-se a parcela relativa à locação do imóvel propriamente dita.

Atividade mista

Em seu voto, o ministro André Mendonça (relator) afirmou que a relação negocial de hospedagem não se confunde com o contrato de locação de imóvel, isento de ISS.

Segundo ele, há relações mistas ou complexas em que não é possível claramente segmentar as obrigações (compra e venda ou serviços). Nessas circunstâncias, o entendimento do STF é de que, se a atividade for definida como serviço em lei complementar, como no caso dos autos, é cabível a cobrança do ISS de competência municipal.

Dessa forma, a seu ver, os contratos de hospedagem em hotéis, flats, apart-hotéis, hotéis-residência, hotelaria marítima, motéis, pensões e outros, previstos na lei questionada, são preponderantemente serviços para fins de tributação pelo ISS.

O relator acrescentou que, de acordo com a Política Nacional de Turismo (Lei 11.771/2008), o dever dos meios de hospedagem é prestar serviços de alojamento temporário e outros serviços necessários aos usuários, mediante a cobrança de diária.

A ADI 5764 foi julgada improcedente na sessão virtual encerrada em 29/9.

(Fonte: STF)

📰 Veja também:

➡️ Famílias e famílias: consequências jurídicas dos novos arranjos familiares sob a ótica do STJ

➡️ STJ invalida citação entregue a porteiro sem declaração por escrito

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incidencia-de-iss-sobre-preco-total-de-diarias-de-hotel-e-constitucional-decide-stf/2036341849

Informações relacionadas

Anderson Brites, Bacharel em Direito
Notíciashá 6 meses

CCJ do Senado votará Reforma Tributária nesta terça; PEC já está pautada no Plenário

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 6 meses

Novas regras trazem mais segurança na cessão de precatórios.

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF vai decidir se entidades fechadas de previdência complementar devem contribuir com PIS/Cofins

STJ: Mulher vítima de violência doméstica não precisa pagar aluguel ao agressor afastado do lar, ainda que pertencente a ambos

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 6 meses

STJ: consentimento de ingresso na casa de réu exige registro escrito e gravado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)