Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Inscrição indevida de contribuinte na dívida ativa gera dever de indenizar

Publicado por Hiromoto Advocacia
mês passado

O Estado da Paraíba foi condenado a pagar a quantia de R$ 10 mil, a título de danos morais, em razão da inscrição indevida de um contribuinte na dívida ativa. A decisão é da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba no julgamento da Apelação Cível nº 0012247-35.2013.8.15.0011, que teve a relatoria da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

A relatora destacou que a responsabilidade civil do Estado é objetiva, nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, respondendo pelos danos que seus agentes derem causa, seja por ação, seja por omissão, cabendo à parte contrária a prova dos fatos, o nexo de causalidade e o dano. "No caso, a situação vivenciada pelo autor não pode ser caracterizada como mero dissabor, eis que teve o nome inscrito indevidamente em dívida ativa. Outrossim, teve que buscar no judiciário a sua exclusão da Ação de Execução Fiscal, na qual figurou indevidamente", ressaltou.

Em outro trecho da decisão, a desembargadora observou que o dissabor experimentado pelo autor consistente em saber que teve o nome indevidamente inscrito na dívida ativa do Estado e lá permaneceu até ser excluído da relação processual, pelo judiciário, a quem recorreu, em face de comportamento ilícito do Estado, é circunstância que caracteriza dano moral indenizável. "Assim, verificado o ilícito que ensejou o abalo moral, impõe-se a obrigação de indenizar, uma vez presentes os pressupostos da responsabilidade civil, quais sejam, o dano, o nexo de causalidade e a conduta ilícita do demandado".

No que diz respeito à fixação do quantum indenizatório a título de dano moral, a relatora disse que cada situação se reveste de características específicas, refletidas subjetivamente na fixação da indenização, tendo em vista a observância das circunstâncias do fato, as condições do ofensor e do ofendido, o tipo de dano, além das suas repercussões no mundo interior e exterior da vítima. "No caso dos autos, verifico que a indenização no importe de R$ 10 mil está em consonância com os parâmetros da razoabilidade e da proporcionalidade", pontuou.

Da decisão cabe recurso.

Confira, aqui, o acórdão.

(Por Lenilson Guedes/ Fonte: TJPB)

Leia também:

  • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
  • Publicações423
  • Seguidores119
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inscricao-indevida-de-contribuinte-na-divida-ativa-gera-dever-de-indenizar/2242119874

Informações relacionadas

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Consumidor vítima de golpe em plataforma de vendas na internet deve ser indenizado.

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Plano de saúde deve autorizar e custear tratamento cardiológico em idosa

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Aposentada com esclerose lateral amiotrófica consegue medicamento de alto custo na Justiça

Luiz César Marinho Falcão Neto , Advogado
Notíciasmês passado

Consórcio deve pagar imediatamente valores pagos por consorciado que desistiu do contrato

Wellington Trindade, Advogado
Notíciasmês passado

Nova fraude PIX usa QR Code e código de barras de boletos adulterados para roubar vítimas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)