Internacionalize sua empresa.
A internacionalização exige que a empresa reflita sobre alguns pontos estratégicos, como, por exemplo: Seleção de mercado alvo, a escolha do país para iniciar ou prosseguir no processo de internacionalização passa pela avaliação dos potenciais ganhos e riscos associados. É importante ter dados atualizados para tomar uma decisão.
O processo de internacionalização exige que o empreendedor tome decisões e tenha a definição clara da estratégia de negócios da empresa, o modelo de governança corporativa, o modelo de gestão, entre outras. É importante avaliar, também, a vocação ou a condição que a empresa tem para exportar, pois a internacionalização não deve ser vista como uma saída nos momentos em que a economia nacional não esteja bem, mas sim deverá fazer parte da estratégia de expansão da empresa.
As vantagens da internacionalização de serviços:
De acordo com a APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, entre os impactos positivos estão :
– Aumento do valor da marca pela presença internacional;
– Maior capacidade de atendimento e resposta a clientes globais;
– Diferenciação frente a concorrentes domésticos e/ou menos internacionalizados;
– Proximidade com seus consumidores finais;
– Diminuição de riscos pela diversificação de mercados;
– Acesso a fatores de produção mais baratos; e
– Economia de escala.
– Aquisição de novos conhecimentos e expertises;
– Elevação do nível técnico;
– Desenvolvimento de novos produtos/serviços;
– Diversificação da fonte de receitas do país de origem e exterior e
– Maior controle sobre canais de distribuição e venda no mercado externo.
Tipos de exportação de serviços:
Há diversos modos de exportação de serviços:
- Comércio transfronteiriço: serviço prestado a partir do território brasileiro (por residente ou domiciliado no Brasil) a residente ou domiciliado no exterior.
Exemplo: Serviço vendido via Internet por empresa brasileira à empresa domiciliada no exterior; Serviços de projeto e desenvolvimento de estruturas e conteúdo de páginas eletrônicas realizados no Brasil para cliente residente ou domiciliado no exterior; Serviços de transporte internacional de passageiros prestado por empresa domiciliada no Brasil a residentes no exterior.
- Presença comercial no exterior: é a prestação de serviço por pessoa jurídica domiciliada no exterior relacionada a uma pessoa jurídica domiciliada no Brasil.
Exemplos: Filial de empresa brasileira de serviços estabelecida no exterior; Filiais de banco brasileiro no exterior; Controlada de empresa brasileira de tecnologia da informação no exterior.
- Movimento temporário de pessoas físicas: residentes no Brasil deslocam-se por tempo limitado ao exterior com vistas a prestar um serviço a residente ou domiciliado no exterior.
Exemplos: Profissional residente no Brasil desloca-se para prestação de serviço no exterior; Empresas domiciliadas no Brasil enviam trabalhadores que mantêm vínculo empregatício no Brasil para prestação temporária de um serviço no exterior.
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Fonte: Apex-Brasil
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