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26 de Maio de 2024

Internacionalize sua empresa.

há 4 anos


A internacionalização exige que a empresa reflita sobre alguns pontos estratégicos, como, por exemplo: Seleção de mercado alvo, a escolha do país para iniciar ou prosseguir no processo de internacionalização passa pela avaliação dos potenciais ganhos e riscos associados. É importante ter dados atualizados para tomar uma decisão.

O processo de internacionalização exige que o empreendedor tome decisões e tenha a definição clara da estratégia de negócios da empresa, o modelo de governança corporativa, o modelo de gestão, entre outras. É importante avaliar, também, a vocação ou a condição que a empresa tem para exportar, pois a internacionalização não deve ser vista como uma saída nos momentos em que a economia nacional não esteja bem, mas sim deverá fazer parte da estratégia de expansão da empresa.

As vantagens da internacionalização de serviços:

De acordo com a APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, entre os impactos positivos estão :

– Aumento do valor da marca pela presença internacional;

– Maior capacidade de atendimento e resposta a clientes globais;

– Diferenciação frente a concorrentes domésticos e/ou menos internacionalizados;

– Proximidade com seus consumidores finais;

– Diminuição de riscos pela diversificação de mercados;

– Acesso a fatores de produção mais baratos; e

– Economia de escala.

– Aquisição de novos conhecimentos e expertises;

– Elevação do nível técnico;

– Desenvolvimento de novos produtos/serviços;

– Diversificação da fonte de receitas do país de origem e exterior e

– Maior controle sobre canais de distribuição e venda no mercado externo.

Tipos de exportação de serviços:

Há diversos modos de exportação de serviços:

- Comércio transfronteiriço: serviço prestado a partir do território brasileiro (por residente ou domiciliado no Brasil) a residente ou domiciliado no exterior.

Exemplo: Serviço vendido via Internet por empresa brasileira à empresa domiciliada no exterior; Serviços de projeto e desenvolvimento de estruturas e conteúdo de páginas eletrônicas realizados no Brasil para cliente residente ou domiciliado no exterior; Serviços de transporte internacional de passageiros prestado por empresa domiciliada no Brasil a residentes no exterior.

- Presença comercial no exterior: é a prestação de serviço por pessoa jurídica domiciliada no exterior relacionada a uma pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

Exemplos: Filial de empresa brasileira de serviços estabelecida no exterior; Filiais de banco brasileiro no exterior; Controlada de empresa brasileira de tecnologia da informação no exterior.

- Movimento temporário de pessoas físicas: residentes no Brasil deslocam-se por tempo limitado ao exterior com vistas a prestar um serviço a residente ou domiciliado no exterior.

Exemplos: Profissional residente no Brasil desloca-se para prestação de serviço no exterior; Empresas domiciliadas no Brasil enviam trabalhadores que mantêm vínculo empregatício no Brasil para prestação temporária de um serviço no exterior.

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Fonte: Apex-Brasil


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