Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Juiz autoriza aborto de feto diagnosticado com má formação congênita.

A decisão foi do juízo da 36ª vara Cível de Belo Horizonte - MG.

Publicado por Flavio Viana
há 2 anos

O juiz da 36ª vara Cível de Belo Horizonte autorizou a interrupção da gravidez de uma mulher com feto diagnosticado com megabexiga.

A anomalia foi constatada em janeiro deste ano, quando a criança tinha apenas 12 semanas de gestação. A megabexiga causa diversas consequências para o feto, como dificuldades renais e a não formação do pulmão, tornando inviável a respiração fora do útero.

Em abril, com 22 semanas de gravidez, a mãe realizou novo ultrassom e foi constatada a piora do quadro do feto em diversos aspectos - inclusive, a caixa torácica e os pulmões tinham tamanho reduzido.

O Ministério Público manifestou-se contrário ao pedido da interrupção da gravidez, argumentando que, apesar da alta probabilidade de que "o feto venha a morrer intraútero ou até mesmo nos primeiros dias de vida, existe uma possibilidade, mesmo que pequena, de que ele possa ser assistido e manejado com terapia renal substitutiva".

O juiz o relatório médico anexado ao processo e considerou que o desencadeamento de outras malformações, a diminuição de líquido amniótico e o desenvolvimento incompleto dos pulmões inviabilizavam até mesmo a vida intrauterina do feto.

Ao autorizar a interrupção da gravidez, o magistrado disse que é "irrefutável o sofrimento psicológico a que estaria submetida a mãe e a inutilidade da exposição ao risco de vida ou de sequelas à sua saúde, ante a perspectiva nula de sobrevida do nascituro ou, em caso de sobrevida, a mínima expectativa de vida e sofrimento causado ao ser humano", explicou.

O pedido foi deferido para afastar qualquer impedimento jurídico ao procedimento médico de interrupção da gestação.

Informações: TJ/MG.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/05/10/juiz-ve-sofrimento-psicologic...

  • Sobre o autorO conhecimento liberta.
  • Publicações54
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-autoriza-aborto-de-feto-diagnosticado-com-ma-formacao-congenita/1495805184

Informações relacionadas

Luana Kelly da Silva Pereira Agra, Advogado
Modeloshá 4 anos

[ Modelo] Reconhecimento de vínculo empregatício

Wanderssonn Marinho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Pedido de restituição de coisa apreendida ao chefe de policia

Larissa Fernandes, Advogado
Artigoshá 4 anos

É possível reverter o pedido de demissão para rescisão indireta ?

Flavio Viana, Advogado
Notíciashá 3 anos

Ausência de Laudo toxicológico definitivo exigido pela Lei de drogas é nulidade relativa.

Justiça autoriza aborto de feto com má formação genética

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)