Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça do Trabalho condena McDonalds à pagar Indenização a uma funcionária por tratamento vexatório

há 7 anos

"Uma das unidades do McDonald’s (Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda.) no estado do Rio de Janeiro foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 30 mil reais, a uma empregada acusada de furto e obrigada a se despir na frente de duas outras colegas de trabalho.

Em resumo, o caso foi o seguinte: quando menor de idade, a empregada juntamente com outras duas colegas foram acusadas de furtar dois celulares e monta em dinheiro de outras empregadas. Segundo os depoimentos, depois de revistar a bolsa de todos os empregados, a gerente chamou a empregada e duas outras colegas, obrigando-as a se despirem no banheiro. Com a menor, foi encontrado o valor de R$ 150 reais que ficou provado através de documentos, que ela tinha sacado de sua própria conta corrente. Mesmo assim, a empregada foi dispensada.

A 20ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro considerou que o McDonald’s ultrapassou o seu poder de gestão, ferindo a dignidade e honra da empregada.

Apesar da sentença ter sido reformada em segunda instância, em grau de acórdão e ao final, o ministro Mauricio Godinho Delgado destacou “que a situação descrita atentou contra a dignidade, a integridade psíquica e o bem-estar pessoal da empregada, patrimônios morais protegidos pela Constituição Federal, impondo-se, portanto, a condenação ao pagamento de danos morais nos termos do artigo da Constituição Federal e 186 e 927, caput, do Código Civil.”

Assim, a terceira turma do Tribunal Superior do Trabalho quando do julgamento do recurso, considerou o tratamento despendido como vexatório, humilhante e desrespeitoso, mantendo a condenação ao pagamento indenizatório."

Texto por: Dra. Thais Gibin

Processo: RR-11109-45.2013.5.01.0020

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

  • Publicações11
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações146
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-condena-mcdonalds-a-pagar-indenizacao-a-uma-funcionaria-por-tratamento-vexatorio/513615300

Informações relacionadas

Empregado que limpa banheiros de franqueada da McDonalds deve receber insalubridade em grau máximo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)