Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal determina a suspensão de processo de desapropriação para reforma agrária.

    há 13 anos

    Trata-se de medida cautelar proposta por proprietários de um imóvel rural localizado no interior de Goiás, em que se questiona a vistoria realizada pelo INCRA que concluiu pela improdutividade da propriedade rural, considerando-o apto à desapropriação para reforma agrária.

    O cerne da controvérsia gira em torno do fato do INCRA ter considerado como "aproveitáveis e não utilizadas" área com cobertura florestal e, em razão disso, ter aferido grau de utilização da terra inferior ao mínimo legal de 80%.

    A juíza Luciana Laurenti Gheller deferiu parcialmente a liminar, determinando a suspensão do processo administrativo, ao entendimento de que os proprietários, ao manterem intacta área com cobertura florestal primária, atenderam ao comando constitucional de preservação do meio ambiente.

    Na decisão proferida, a juíza explicou o entendimento adotado:

    "Ao optarem por não explorar essa área, deixando a cobertura florestal intacta, os autores sem dúvida alguma contribuíram para a preservação do meio ambiente, em observância a requisito constitucionalmente exigido para o cumprimento da função social da propriedade rural.

    A desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, prevista no art. 184, da Constituição Federal, não se pode perder de vista, constitui uma desapropriação-sanção, voltada àquelas propriedades rurais que não cumprem sua função social.

    Ao meu entender, contudo, a propriedade que explora racional e adequadamente as áreas já desmatadas, e mantém intacta a cobertura florestal primária existente na área remanescente, cumpre sua função social, respeitando o meio ambiente, na forma dos arts. 185, inciso I, c/c 186, incisos I e II, da Constituição Federal, e não se sujeitando, por essa razão, à desapropriação-sanção, pois longe está de ser considerada improdutiva e descumpridora de sua função social."

    • Publicações933
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-determina-a-suspensao-de-processo-de-desapropriacao-para-reforma-agraria/2803377

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)