Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lei 12.873/13: Alteração da CLT, Código Civil e CPC

    Publicado por COAD
    há 11 anos

    Publicada no DOU desta sexta-feira (25/10) a Lei 12.873/2013, que altera dentre outros assuntos, a Consolidação das Leis do Trabalho, Código Civil e Código Processo Civil.

    A lei trás modificações sobre o prisma trabalhista, o Artigo 392-A da CLT determina que a adoção ou guarda judicial conjunta ensejará a concessão de licença-maternidade a apenas um dos adotantes ou guardiães empregado ou empregada.

    Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.

    O texto ainda altera o artigo 1.439 do Código Civil que estabelece que o penhor agrícola e o penhor pecuário não podem ser convencionados por prazos superiores aos das obrigações garantidas.

    Destaca-se ainda, alteração do artigo 285-B do Código de Processo Civil, foi acrescido o 2, renumerando-se o atual parágrafo único para 1, estabelecendo que o devedor ou arrendatário não se exime da obrigação de pagamento dos tributos, multas e taxas incidentes sobre os bens vinculados e de outros encargos previstos em contrato, exceto se a obrigação de pagar não for de sua responsabilidade, conforme contrato, ou for objeto de suspensão em medida liminar, em medida cautelar ou antecipação dos efeitos da tutela.

    Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação, em relação ao artigo 392-B da CLT, e na data de sua publicação quanto aos artigos 1.439 do Código Civil e 285-B do Código de Processo Civil.

    FONTE: Equipe Técnica ADV

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações688
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-1287313-alteracao-da-clt-codigo-civil-e-cpc/112009577

    Informações relacionadas

    COAD
    Notíciashá 11 anos

    Veja as novidades em relação à licença e ao salário-maternidade

    Notíciashá 11 anos

    Nova lei concede a pais adotivos direito a salário maternidade

    Segurado que adotou maior de 12 anos ganha direito ao salário-maternidade

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Idade da criança adotada não influencia no período de licença-maternidade

    COAD
    Notíciashá 9 anos

    Lei não pode retroagir para garantir licença a servidora que adotou criança de 11 anos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)