Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Liberdade Provisória

A Liberdade Provisória Com ou Sem Fiança é um instituto de Direito Processual Penal que concede liberdade, sob certas circunstâncias, ao réu que está na iminência de ser preso, ou foi preso, em flagrante, ou em decorrência de sentença de pronúncia, ou de sentença penal condenatória, mas que ainda não transitou em julgado.

Liberdade Provisria


Por outro lado é instituto incompatível com as prisões cautelares (provisória ou preventiva), por natureza. Para conceder a liberdade provisória, no entanto, é necessário analisar os requisitos legais dos artigos 311 e 312 do CPP, “a contrario sensu”, ou seja, ausente qualquer daqueles requisitos necessários para a manutenção da prisão cautelar, deve-se conceder a liberdade provisória, com ou sem fiança, a depender do tipo de crime.

Quais são as condições legais impostas ao réu para que ele possa se livrar solto?

O réu deverá cumprir algumas determinações judiciais, por isso, o nome do instituto, por que a liberdade é provisória, ou seja, sob determinadas circunstâncias (comparecimento regular à justiça, proibição de viajar sem autorização judicial, proibição de frequentar certos lugares, etc...), a sua liberdade é concedida embora, parcialmente reduzida, sob certos aspectos.

Ou seja, para mantê-la, mesmo que provisoriamente, há que se aceitar e cumprir as condições legais impostas pelo juiz. Se assim não fosse não seria a liberdade provisória, seria absoluta.

  • Sobre o autorAvaliação do seu caso | Atuamos 24 Horas | Ligue: (13) 99104-6327
  • Publicações2116
  • Seguidores669
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4017
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liberdade-provisoria/295700028

Informações relacionadas

Luccas de Oliveira Néia Bággio, Juiz de Direito
Notíciashá 4 anos

Liberdade provisória

Liberdade provisória

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quem tem passagem na polícia ou está respondendo processo, pode tirar passaporte?

Ikaro Costa, Advogado
Artigoshá 5 anos

Liberdade provisória: você sabe o que é liberdade provisória?

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 5 anos

Requisitos para a prisão preventiva

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

após o comparecimento em juízo com o termino oque acontecerá? continuar lendo

eu digo sobre liberdade provisória, foi dado 2 anos para comparecimento em juízo, após esse tempo oque vai acontecer? continuar lendo