Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Mães autônomas comemoram decisão! STF amplia licença maternidade!

Publicado por Enviar Soluções
mês passado

A Corte definiu que as trabalhadoras que sejam autônomas, seguradas especiais e facultativas se equiparem às contratadas pelo regime CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho) e têm direito à licença por parte, nascimento, adoção ou aborto com apenas uma contribuição previdenciária.

A inconstitucionalidade da regra foi defendida pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Edson Fachin. Foram contra os ministros Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes.

Na regra anterior, que vigorou por mais de 20 anos, essas mulheres precisariam de ao menos dez pagamentos ao INSS para ter direito à licença-maternidade.

O que é licença maternidade?

É um período em que a mulher que está para prestes a ter um filho, acabou de ganhar um bebê ou adotou uma criança permanece afastada do trabalho. A licença-maternidade surgiu no Brasil em 1943 com a CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho). Inicialmente, o afastamento era de 84 dias, e era pago pelo empregador.

Com o passar dos anos, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) começou a recomendar que os custos com a licença-maternidade fossem pagos pelos sistemas de previdência social. No Brasil, isso ocorreu em 1973. A licença-maternidade de 120 dias, como é hoje, foi garantida pela Constituição Federal, em 1988.

Já o salário-maternidade é um benefício previdenciário pago à funcionária que fica afastada do trabalho por motivo de nascimento do filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Ou seja, é o valor recebido durante o período de licença-maternidade.

(Por: Ana Luiza Rodrigues / Fonte: Jornal Contábil)

📰 Veja também:

➡️ Argumentação Jurídica: 4 práticas indispensáveis

➡️ Beneficiária de justiça gratuita que falta a audiência sem justificativa deve pagar custas

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maes-autonomas-comemoram-decisao-stf-amplia-licenca-maternidade/2272501696

Informações relacionadas

Clínica odontológica responde por dano causado por erro de laboratório

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciasmês passado

PPI 2024: Lei define regras do Programa de Parcelamento Incentivado

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Empresa que não gerenciou risco para minimizar roubo de carga tem indenização negada.

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 29 dias

Banco é condenado a indenizar cliente por cobrança de empréstimo fraudulento

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciasmês passado

Advogada chamada de ‘feia’ por promotor durante júri diz que nunca aconteceu nada parecido com ela em 22 anos de carreira: ‘Surpreendida’

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

que ótima notícia continuar lendo