Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Marco Aurélio rebate Moro sobre 2ª instância e defende conhecimento da Constituição

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu, nesta quinta-feira (12), o fim da prisão de condenados em segunda instância em resposta ao ministro Sergio Moro (Justiça). Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", Moro disse que a decisão da corte aumentou a percepção dos brasileiros de que o governo não atua como deve no combate à corrupção.

"Quem tem o mínimo de conhecimento técnico e que ame a lei das leis, a Constituição, não pode ter dúvidas", disse o magistrado, em referência ao entendimento, referendado pelo plenário da corte, de que uma pessoa só pode começar a cumprir pena após o trânsito em julgado do processo (quando não cabem mais recursos, e a ação é finalizada).

Para Marco Aurélio, relator das ações sobre o tema, é compreensível que "o leigo tenha outra percepção". "Ele está indignado, quer correção de rumos e não observa as leis, mas o técnico tem de ter um olhar fidedigno sobre a Constituição."

Pesquisa Datafolha mostrou que, para 50% da população, a gestão do governo Jair Bolsonaro é ruim ou péssima nesta área, ante 44% em agosto. Moro chegou ao governo, após atuar como juiz da Lava Jato em Curitiba, com a promessa de intensificar o combate a desvios.

"O que aconteceu nesse período para que essa percepção piorasse foi a revogação do precedente da segunda instância. Isso implicou a soltura de pessoas que estavam condenadas, inclusive por corrupção. Então, as pessoas às vezes têm uma percepção geral e atribuem ao governo", disse Moro, que é favorável à prisão em segunda instância.

O início do cumprimento da pena logo após o julgamento em segundo grau é uma das bandeiras da operação.

Segundo Marco Aurélio, o julgamento do Supremo deveria ter tido um placar de 11 votos a 0. No dia 7 de novembro, o plenário da corte decidiu, com placar apertado de 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado -o fim dos recursos-, alterando a jurisprudência que desde 2016 tem permitido a prisão após condenação em segunda instância.

O voto decisivo foi do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que acompanhou os ministros Marco Aurélio, relator das ações sobre o tema, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello, formando a maioria.

Um dos beneficiados pela decisão do STF foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solto em 8 de novembro, após 580 dias de prisão.

Lula foi condenado por Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Ele nega as acusações e diz que Moro é imparcial.

A decisão do então juiz da Lava Jato, no entanto, já foi confirmada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

(Por: Thais Arbex/FolhaPress /Fonte: www.jb.com.br)


Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Guia Carro Livre de Imposto - Aprenda na Prática como comprar Carro Zero KM com até 30% de Desconto

Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marco-aurelio-rebate-moro-sobre-2-instancia-e-defende-conhecimento-da-constituicao/792830678

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"(...) o técnico tem de ter um olhar fidedigno sobre a Constituição." Do alto de sua capa do batman, Sr. Ministro, há de ver a verdade das ruas? Não tem o mínimo de tato para mirar seu olhar ao que de fato importa? é um fanfarrão mesmo, sujeito que sustenta postura valente sem o ser, e que vive no mundo de Sofia. Lamentável. continuar lendo

Com a devida vênia, mas "a verdade das ruas" não pode sobrepujar a realidade de uma Constituição elaborada e aprovada pelos representantes desse mesmo povo que agora quer mudanças.Que a façam, se quiserem, pelos meios legítimos e ordinários de uma Constituinte.Qualquer coisa diferente disso é GOLPE! continuar lendo

Diferença básica em que não se pode nem começar a comparar - Moro é Juiz Federal concursado, teve somente 4% das suas decisões revisadas pelas Cortes Superiores, basta fazer uma pesquisa pelo Brasil para saber se as pessoas confiam nele ou no STF, que, aliás, foi composto por Lula, Dilma, FHC, Collor e Sarney - pequenas diferenças não é verdade?
O Direito foi feito para acompanhar aquilo que a sociedade está pedindo em dado momento cultural e histórico e isso o STF Politico não consegue enxergar;
A própria ONU diz que a presunção de inocência se esgota com a comprovação da culpa, não exite nenhuma menção ao trânsito em julgado. STF escolhido por Lula, muda entendimento e solta Lula - ninguém precisa ser bipolar para ver o que está acontecendo. continuar lendo

Empréstimo sério e rápido
Sou o Sr. Miguel, empresário de origem francesa e residente na França.
Para combater a pobreza e a exclusão bancária,
Ofereço-lhe online:
- Empréstimos comerciais
-Empréstimos pessoais
-Financiamentos
-Empréstimos imobiliários
E tudo, desde 1000 euros a 4.000.000,00 euros.
A taxa de juros do empréstimo é de 2% em todo o empréstimo e as condições da oferta de empréstimo são muito simples. Os empréstimos solicitados são obtidos dentro de 72 horas após a apresentação dos pedidos.
Minha oferta é séria, você pode vê-la através do procedimento que é o procedimento legal para a concessão de empréstimos entre indivíduos.
Entre em contato comigo hoje e me informe a quantidade de dinheiro.
você quer emprestar.
Meu endereço de e-mail é o seguinte: miguelalvaro771@gmail.com continuar lendo

O juiz Lalau não era leigo e nem por isto deixou de enveredar nas sombras do crime.

Peculato, estelionato e corrupção passiva. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_dos_Santos_Neto

Em uma analogia simples, em termos de Direito Fundamental, que é proteger a Sociedade Honesta, Moro é um sofisticado sistema de vídeo conferência global e Marco Aurélio um telégrafo. continuar lendo