Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Moraes pede destaque, e julgamento sobre a 'revisão da vida toda' do INSS é suspenso

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
mês passado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu destaque e suspendeu o julgamento de um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a chamada "revisão da vida toda" das contribuições à Previdência Social.

Quando ocorre pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico da Corte. Ainda não há data para o julgamento.

O placar estava com várias vertentes. A tese que estava vencendo era a do ministro Cristiano Zanin, que votou para haver um novo julgamento. O voto de Zanin foi acompanhado por Barroso e Dias Toffoli.

A ministra Rosa Weber havia votado para fixar que o efeito da decisão teria como marco o dia 17 dezembro de 2019, quando o STJ confirmou o direito à correção aos aposentados. Ela foi seguida por Edson Fachin e Cármen Lúcia.

O relator, Alexandre de Moraes, defendeu no voto dele a ideia de que seja marco temporal para a permissão aos aposentados de escolher a regra de aposentadoria que lhes seja mais favorável.

A "revisão da vida toda" permite aos segurados escolherem a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria. Antes, só eram consideradas as contribuições a partir de julho de 1994, início do Plano Real, o que prejudicava beneficiários que tiveram salários mais altos antes desse período.

Com a medida, toda a vida contributiva pode ser considerada no cálculo da aposentadoria e de outros benefícios do INSS, com exceção do auxílio-maternidade. A regra só vale para quem se aposentou nos últimos dez anos, desde que tenha dado entrada no pedido de aposentadoria antes da reforma da Previdência de 2019.

Em dezembro de 2022, o STF decidiu pela aplicação da regra mais vantajosa à revisão do recebimento de segurados que tenham pedido a aposentadoria antes da lei que criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício.

Contra a decisão, o INSS apresentou um recurso (embargo de declaração) em maio deste ano. O instituto argumenta que somente a partir do julgamento do embargo de declaração será possível definir o número de benefícios a ser analisados, estimar o impacto financeiro e mensurar as condições estruturais necessárias ao cumprimento da decisão, bem como apresentar um cronograma de implementação.

(Por: Gabriela Coelho / Fonte: @portalr7)

📰 Leia também:

🎯 Super Combo de Petições - O Banco de Petições mais completo e acessível do mercado.

🏅Petições Imobiliárias - Baixe 1 modelo gratuitamente!

💰 Petições de Trânsito + de 2.000 mil modelo de recursos e petições de trânsito, completo e de fácil edição!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moraes-pede-destaque-e-julgamento-sobre-a-revisao-da-vida-toda-do-inss-e-suspenso/2242060574

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Frigorífico vai pagar R$ 1,7 milhão por impor jornada excessiva a motoristas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 3 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: XXXXX-41.2020.8.19.0205 2023001110984

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciasmês passado

Mesmo com DNA negativo, homem pagará pensão até fim de processo de paternidade

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciasmês passado

Juiz manda apreender celular de advogado que gravava audiência

Ricky Alencar, Advogado
Notíciasmês passado

Candidata a vaga não avisada de exigência de graduação será indenizada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)