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30 de Abril de 2024

Mudança no uso dos faróis durante o dia entra em vigor em 2021 em todo o Brasil

A lei que prevê as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro. Dentre as alterações previstas uma trata de uma modificação na lei que determinou o uso obrigatório de faróis acesos durante o dia nas rodovias do País.

Ela permanecerá em vigor. Porém, a regra sofrerá uma alteração que deve ser observada pelos motoristas sob pena de multa.

A obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia permanece, assim com em túneis, sob chuva, neblina ou cerração, e à noite. A diferença é que, nesta reformulação, o equipamento só precisará estar em uso nas rodovias de pista simples. E, também não será obrigatório, se essas vias estiverem em perímetros urbanos.

As novas regras valem a partir de abril de 2021.

A lei dos faróis acesos durante o dia entrou em vigor no País em julho de 2016, com multa de R$ 85,13, por infração leve, e quatro pontos na carteira de habilitação. O objetivo da medida foi o de aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais.

Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis, mesmo durante o dia, nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos. Diferente do que previa o PL original enviado pelo Executivo, a infração e a multa continuam existindo para quem desrespeitar a regra.

Ainda conforme a nova lei, as luzes de rodagem diurna serão incorporadas progressivamente aos novos veículos automotores, fabricados no País ou importados, na forma e nos prazos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

DRL

A DRL, sigla de Daytime Running Lamp (Luz de Rodagem Diurna), tem ganhado cada vez mais espaço na indústria automotiva, especialmente após a publicação da Resolução 667 do CONTRAN que, entre outras coisas, determina sua obrigatoriedade para novos projetos de veículos, produzidos a partir de 2021.

Diferente do farol baixo, que precisa ser acionado pelo condutor, a DRL acende automaticamente assim que o veículo é ligado.

Segurança

De acordo com estudos internacionais, em países norte-americanos e europeus a adoção desta prática já salvou muitas vidas. Conforme o NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias), o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, e em 5% as colisões entre veículos. Além disso, faróis ligados durante o dia aumentam em 60% a percepção visual periférica do pedestre — o que diminui o número de atropelamentos.

No Canadá, pesquisas comprovaram que, nas retas, os faróis acesos são perceptíveis a até três quilômetros de distância. A partir desse dado, o governo passou a exigir que os veículos sejam equipados com sistema que aciona os faróis assim que o carro é ligado.

(Qwerty, GaúchaZH, Portal do Trânsito / Fonte: www.cliccamaqua.com.br)


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3 Comentários

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Sobre os faróis de neblina ainda não encontrei nada que fale sobre as corres das lâmpadas HALOGENAS. A cor AMARELA é melhor em dia de chuva, porém não sei se é permitido:

- Usar lâmpadas halogenas amarelas e lente do farol de neblina incolor.
- Usar lâmpadas halogenas brancas e lente do farol de neblina amarela.

Ou nenhuma das opções. continuar lendo

Realmente é absolutamente necessário repensar esta lei, pois as referencias citadas estão todas entre o trópico de câncer e o polo norte, no caso especifico do Canadá este está quase inteiro dentro do Circulo Polar Ártico, resumindo nesta região do planeta tal como no sul logo abaixo do tropico de capricórnio, realmente a luminosidade natural sofre em determinadas estações do ano, da mesma maneira que no hemisfério norte aqui no sul também ocorre o fenômeno de quanto mais próximo ao circulo polar, mais complicado é a luminosidade natural, reforço dependendo da estação do ano. Em nosso caso, estamos em uma região equatorial, a nossa região subtropical é pequena e não sofre estas consequências, logo eu não vejo nenhuma explicação razoável para convencer o cidadão que esta medida serve apenas para saquear o contribuinte. Portanto pode e deve ser banida do código de trânsito! continuar lendo

Uma critica severa!
Esta lei dos faróis não fez e nem faz nenhum sentido aqui para nós.
Se foi baseada em países europeus e norte americanos, quem fez esqueceu-se que eles geograficamente estão entre o trópico e o circulo polar ártico, no caso do Canadá, este está quase inteiro dentro do circulo polar ártico. estes países sofrem com a luminosidade natural conforme algumas estações do ano. logo para eles é compreensível, porém nos vivemos em uma região equatorial, a nossa pequena região subtropical praticamente não é afetada por esta dificuldade com a luminosidade natural. Portanto a única razão para manter esta lei, é para saquear o contribuinte. continuar lendo