Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Negada liminar que pedia redução de pena a traficante internacional de drogas

    Publicado por Justilex
    há 17 anos

    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, indeferiu o pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 90460 , impetrado contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que teria fixado condenação penal com aplicação de majorante (aumento de pena por agravantes).

    O caso

    A 4ª Vara Federal de São Paulo capital condenou Izak Anchislawsky a 11 anos de reclusão por tráfico internacional de drogas com consórcio de pessoas (artigos 12 , 14 e 18 , I , da lei 6368 /76), falsidade ideológica (artigo 299 CP) e falsa identidade (artigo 307 CP).

    A defesasustentava que “se na primeira fase do processo trifásico o douto magistrado não vislumbrou qualquer motivo para fixar a pena base além do mínimo, não estava autorizado a fazê-lo”. O destaque refere-se à majorante prevista no artigo 18 , I , da Lei 6368 que foi aplicada mais de uma vez (bis in idem), já que adicionou-a sobre a pena prevista no artigo 14 , ambos da Lei 6.368 /76.

    Diante do exposto, pediu o afastamento total da aplicação do artigo 18 , I , da Lei anti-tóxicos ou quefosse afastado, ao menos, em relação ao artigo 14 , e reduzido para o patamar mínimo de 1/3, quanto ao artigo 12 da mesma.

    Em sua decisão, a ministra destacou que não verificou a presença do requisito “fumus boni juris” (plausibilidade jurídica do pedido, indispensável à concessão de liminar), e que a matéria não foi apreciada pelo STJ, de modo que a análise pelo Supremo, neste momento, configuraria supressão de instância.

    Ellen Gracie finaliza a decisão dizendo que o pedido liminar tem “nítido caráter satisfativo, o que não recomenda sua concessão".

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-liminar-que-pedia-reducao-de-pena-a-traficante-internacional-de-drogas/13949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)