Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Notificação aos trabalhadores que querem a correção do saldo do FGTS

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

Os trabalhadores que estão preocupados com o prazo para entrar com ação pedindo a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ganham um novo folego com a divulgação de nota da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com nota divulgada pela DPU, os interessados no recálculo da correção monetária do FGTS não precisam ajuizar ação até o dia 13, ou ainda solicitar “habilitação” em ação civil pública movida pelo órgão.

Com a proximidade do julgamento no dia 13 de maio por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), e com a ampla divulgação sobre o tema que alcançou milhares de trabalhadores que desconheciam a ação, um grande alarde sobre o tema acabou tomando conta.

No entanto, segundo o órgão, é necessário aguardar o fim do julgamento da revisão do FGTS no Supremo Tribunal Federal, para verificar o impacto nas demais ações. Caso o STF julgue em favor dos trabalhadores, um edital será publicado para comunicar os interessados para proporem ações individuais.

Foto Marcello Casal JrAgncia Brasil

Como funciona a correção?

De maneira geral, a Caixa Econômica Federal é a “guardiã” dos valores do FGTS de todos os trabalhadores, no entanto, o banco em 1999 acabou mudando a correção monetária dos valores para a TR (Taxa Referencial) que de 1999 a 2013 rendeu menos que a inflação, ou seja, fez com que todos os trabalhadores com saldo em conta perdessem dinheiro.

Logo a revisão de correção, pede que a Caixa altere a taxa TR pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido (INPC) que nada mais é do que o índice de inflação, ou ainda pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Logo, caso o pedido seja aceito, todos os trabalhadores que foram prejudicados precisam ser ressarcidos com a correção dos valores aos quais perderam devido à Taxa Referencial.

Conforme diversos levantamentos, um trabalhador que tenha ao menos 10 anos de carteira assinada e uma remuneração média de R$ 8 mil mensais, pode ter direito a mais de R$ 20 mil para receber com a revisão do saldo.

Antecipe-se dos demais. Para ingressar com a ação e obter o direito do seu cliente a revisão, recomendamos esse material de auxílio teórico e prático referente a Tese de Revisão do FGTS 2021. 100% atualizado - Conteúdo p/ advogados

fonte: Jornal Contábil

📰 VEJA TAMBÉM:

Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2021 + 6 Bônus

Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores - Atualizado 2021

Tese da Revisão da Vida Toda. Revisado e atualizado em 2021 - conteúdo completo com auxilio da parte teórica a prática. Clique aqui e veja.

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações846
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações290
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/notificacao-aos-trabalhadores-que-querem-a-correcao-do-saldo-do-fgts/1204262648

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá. Eu faço os cálculos de Revisão do FGTS já a mais de 3 anos.

Quem precisar é só entrar em contato pelo Whatsapp 8299809-3563 ou pelo email: paulolima@portofinocontabilidade.com.br.

***Temos capacidade para entregar mais de 04 cálculos por dia mesmo em altas demandas.

Aguardo seu@contato. Forte abraço

Paulo Lima
Contador e perito
Ceo Portofino Contabilidade e Perícia continuar lendo