Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Nova Lei do Superendividamento

Lei nº 14.181/21 é sancionada e as novas regras já estão valendo.

Publicado por Alana Arruda
há 3 anos

Sancionada no dia 02 de julho de 2021, a Lei nº 14.181/21, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto dos Idosos, veio trazer novas regras para prevenir o superendividamento dos consumidores.

A lei insere novos princípios à Política Nacional das Relações de Consumo, nulidade de cláusulas contratuais abusivas, prevenção ao superendividamento e conciliação entre credor e devedor, através de audiências para a negociação de dívidas.

Veja abaixo as principais alterações:

PRESSÃO SOBRE O CONSUMIDOR

Proíbe o assédio ou a pressão sobre consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente em caso de idosos, analfabetos, doentes ou em estado de vulnerabilidade.

OFERTAS ENGANOSAS

Proibição de ofertas de crédito ao consumidor, seja em propagandas ou não, com expressões enganosas, do tipo “sem consulta ao SPC/SERASA” ou sem avaliação da situação financeira do consumidor.

RENEGOCIAÇÃO

O consumidor superendividado poderá requerer que o juiz dê início a um processo de repactuação das dívidas com a presença dos seus credores. Na audiência, o consumidor poderá apresentar plano de pagamento com prazo máximo de cinco anos para quitação, preservadas as garantias originais. Essa repactuação poderá ser repetida após o prazo de 2 anos, contado da liquidação das obrigações previstas no plano de pagamento homologado.

CUSTO TOTAL

Os bancos, financiadoras ou aqueles que venderem a prazo deverão informar o consumidor previamente e de forma clara qual é o custo efetivo total, a taxa mensal efetiva de juros e os encargos por atraso, o total de prestações e o direito do consumidor de antecipar o pagamento da dívida ou parcelamento sem novos encargos. As ofertas de empréstimo ou de venda a prazo deverão informar ainda a soma total a pagar, com e sem o financiamento.


ALANA L. ARRUDA. OAB/MG 138.246. Graduada em direito desde agosto/2011. Atua na área jurídica desde o ano de 2008. Pós graduada em Direito Tributário e Especialista em Advocacia Pública. Vasta experiência em Direito do Trabalho, Consumidor, Bancário, Trânsito, Direito Médico, Família e Licitações.


  • Publicações6
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-lei-do-superendividamento/1245045250

Informações relacionadas

Milton Ruiz Junior, Advogado
Notíciashá 2 anos

Regulamentada a Lei do Superendividamento

Eliana Nogueira, Advogado
Notíciashá 2 anos

Lei do Superendividamento, Lei 14181/21

Lei do Superendividamento

Larissa Caputo, Advogado
Notíciashá 2 anos

Lei do Superendividamento!

Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] - Ação Revisional De Contrato Bancário c/ Pedido De Tutela Antecipada e Consignação Em Pagamento - Edição 2019

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)