Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

O impeachment foi suspenso?

Publicado por Camila Vaz
há 9 anos

O impeachment foi suspenso

Por Thomaz Pereira - Professor da FGV Direito Rio

O que significam, na prática, as liminares dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber sobre o procedimento para análise de pedidos de impeachment?

A petição inicial requeria liminar para que o Presidente da Câmara “se abstenha de receber, analisar ou decidir qualquer denúncia ou recurso contra indeferimento de denúncia de crime de responsabilidade contra a Presidente da República”. Zavascki e Weber julgaram procedente o pedido. Mas o que isso quer dizer?

Para Weber, “Está muito claro (decisão). Ele (Cunha) que leia e interprete”. As liminares, porém, não deixam claro se este pedido foi realmente deferido em sua totalidade. Isso ocorre porque as decisões dos ministros Zavaski e Weber são minimalistas. Discutem apenas o estritamente necessário: o cabimento do Mandado de Segurança, a relevância de seus fundamentos legais e a urgência de intervenção do Supremo neste momento. Com isso, deixaram em aberto ao menos duas questões importantes, e muito diferentes, que a petição inicial levantou sobre a análise de pedidos de impeachment.

Em primeiro lugar, os impetrantes questionam o fato de Cunha não ter recebido seu recurso quanto ao decidido na Questão de Ordem n. 105, impedindo que o plenário considerasse suspender os efeitos de tal decisão – o que requereria o apoio de apenas um terço dos congressistas presentes.

Em segundo lugar, os impetrantes alegam que “a definição de normas de processo e julgamento de crimes de responsabilidade sejam disciplinadas em lei especial”, o que poderia significar que mesmo norma regimental sobre a questão não é suficiente para guiar a sua condução.

Por trás dessas tecnicalidades, há questões constitucionais com implicações políticas decisivas.

No primeiro caso, o que está em jogo é um conflito entre o Presidente da Câmara e o seu regimento interno, que permitiria que deputados suspendessem a sua decisão individual. Se essa norma for aplicada, caberia em última instância à maioria do plenário – e não a Eduardo Cunha – o poder de esclarecer como transcorreria o processamento de um pedido de impeachment.

No segundo caso, o que está em jogo é um conflito entre o próprio regimento interno da Câmara e a exigência constitucional de lei especial para regular o processo de impeachment. Ao regular os poderes do Presidente da Câmara para processar os pedidos, por exemplo, teria o regimento extrapolado as suas competências?

Esses dois problemas representam fundamentações independentes para as decisões liminares. Dependendo da resposta que se de a cada uma dessas questões, teremos cenários muito diferentes quanto à extensão das decisões de Weber e Zavascki.

No primeiro caso, o problema seria a violação do direito subjetivo de deputados de terem seus recursos processados conforme o regimento da casa. A suspensão liminar poderia então ser entendida como a garantia, por via judicial, daquilo que poderia ter sido alcançado por um terço dos deputados presentes, caso essa oportunidade não tivesse sido impedida pela decisão de Cunha.

Nesse caso, poderia se alegar que, enquanto a liminar suspende o processamento do impeachment, caso o recurso impetrado pelos deputados seja levado a plenário e recusado, o MS perderia o seu objeto. Afinal, se os impetrantes alegam ter sido privados do direito de obter efeito suspensivo de seu recurso enquanto este não era decidido, indeferido o recurso, a lesão da ausência de efeito suspensivo deixaria de existir. Esse é um conflito intra-congressual, do Presidente da Câmara contra o seu regimento e parte dos deputados. O Supremo entra como árbitro de um conflito interno, ainda que politicamente importante.

Mas se o problema for a violação da reserva legal prevista no art. 85, parágrafo único, da Constituição – e confirmada na Súmula Vinculante nº 46 do Supremo – o problema seria outro: a própria competência do regimento da interno da Câmara dos Deputados para regular o processamento do impeachment.

O problema é que nem a Constituição, nem a Lei nº 1.079 de 1950 estabelecem o poder do Presidente da Câmara de receber denúncias de crime de responsabilidade contra o Presidente da República, nem a possibilidade de um recurso ao plenário diante de um eventual indeferimento. O que estabelece esse poder é o Regimento Interno (nos §§ 1º e 2º do art. 218). Nessa linha de fundamentação, temos um potencial conflito entre o Congresso e a Constituição, cuja solução independe do que pensam os seus deputados. O Supremo atua como garantidor da separação de poderes em um sentido mais amplo, limitando o poder do Congresso de regular o que acontece em suas casas.

Essas questões só serão completamente esclarecidas quando o Supremo decidir o mérito dessas ações. Zavascki e Weber optaram em larga medida por não decidir esses problemas. Deixaram, porém, algumas pistas – no mínimo, indicam que as duas fundamentações são possíveis. Definir a extensão das liminares já será, em boa medida, reunir essas pistas e transformá-las em implicações mais claras sobre o processo político do impeachment.

Caso se entenda que o que o Mandado de Segurança perderia o objeto com o indeferimento dos recursos, seria possível acelerar o seu julgamento para que o plenário da Câmara esclarecesse seu entendimento sobre o procedimento do impeachment.

Caso se entenda que o que ficou suspenso foi apenas o que foi decidido na Questão de Ordem e procedimentos que lhe dêem execução, nada impediria que procedimentos que não se baseiem nela, mas apenas na Constituição, na Lei 1.079/1950 e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados possam ter prosseguimento. Assim, restaria a possibilidade de recebimento da denúncia pelo Presidente da Câmara – e mesmo eventual recurso no caso de indeferimento.

Caso se entenda que, conforme a própria inicial, foi deferido o pedido para que o Presidente da Câmara “se abstenha de receber, analisar ou decidir qualquer denúncia ou recurso contra indeferimento de denúncia de crime de responsabilidade contra a Presidente da República”, o próprio impeachment está suspenso até que o mérito desses processos seja julgado. Entre o tempo necessário para que a Presidência da Câmara, a AGU e a PGR se manifestem e o mérito seja julgado, é possível que um mês ou mais se passem. Tempo mais do que suficiente para que o contexto político e os atores que atualmente guiam o processo de impeachment tenham se alterado significativamente.

Qual dessas três possibilidades prevalecerá é algo que, apesar da clareza que a ministra Weber vê nas decisões, não cabe apenas a Cunha ler e interpretar, mas a todos nós. Mesmo que ao final, inevitavelmente, o Supremo é quem tenha que dizer quem foi que “acertou”. Mesmo com a cautelosa não-decisão dos ministros, porém, uma coisa está clara: o Supremo entrou no jogo de vez. Afirmou sua função de garantir a regularidade do processo de impeachment. E, com isso, querendo ou não, influenciar também o seu resultado.


Fonte: JOTA

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1579
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-impeachment-foi-suspenso/242596104

44 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu chamo o impeachment de equívoco! continuar lendo

Tem um nome melhor: Golpe. continuar lendo

Golpe é utilizar dinheiro de bancos públicos para maquiar as contas do governo. continuar lendo

Não era prática reiterada e aceita pelo TCU, Hyago? Não foi esta prática adotada no governo FHC, e as contas, aceitas? Como é que se chama isso? continuar lendo

Chamo de grande equívoco tudo ficar como está ! Sem consequências.

Com aumento de impostos para o povo brasileiro, com aumento do desemprego para o povo brasileiro, com aumento da inflação, com o aumento dos juros, com o aumento do dólar, com a perda nas exportações, e com alguns políticos petistas bolivarianos bilionários.

Com desrespeito a legislação pública e ao direito administrativo, com ocultação de dívidas, com propinas para alta cúpula petista, com assassinatos de prefeitos, com o aumento da gasolina, com lançamentos financeiros de governo fraudulentos e com a falta de abrir as contas dos Fundos de Pensões.

Com ameaças de trincheiras, com os marajás dos altos cargos públicos, com ameaças de se fazer o diabo, com ameaça de se chamar o exército vermelho para a rua, com o ódio declarado à classe média (trabalhadores) e com sindicatos sem prestar contas ao MP, podendo financiar campanhas.

Com a redução do consumo, com o aumento da conta de luz, com pagamento de dívidas estrangeiras e investimentos com o dinheiro público em outros países e sem o menor respeito pela vontade das manifestações do povo brasileiro reiterada vezes demonstrada.

Sr. Grossman, a bem do Brasil, por favor ! Demonstre, publique e aponte as provas ou os seus motivos de suspeição (pode ser aqui mesmo) da mesma prática criminosa cometida pelo Sr. FHC e, novamente a bem do Brasil e dos desinformados no qual me incluo, informe como o TCU aprovou tais fraudes, tornando-se também criminoso ! Não adianta manter essas informações de suspeições somente dentro do PT, os outros também têm que saber, não basta apenas ser o senhor e os petistas bolivarianos (caso não seja petista bolivariano).

Por favor, auxilie Sr. Grossmann ! Assim, o Sr. FHC e os Ministros do TCU, pelos crimes que o senhor levanta suspeitas, poderão também ser punidos de acordo com a lei, embora nenhum petista tenha levantado publicamente o problema e sequer suspeição, creio que nem o senhor, há 13 anos atrás! continuar lendo

Equívoco eh achar que só a pedalada eh o problema. Se minha .A temática não falha a pedalada informada pelo TCU foi de 40 bi de um total de crime fiscal de 110 bi. Portanto além da pedalada que se compara governos anteriores inclusive e não limitado a PT ainda existe uma diferença de 60 bi de malfeitos que não são pedaladas. Crime de reponsabilidade fiscal pré isto na lei. continuar lendo

Eu chamo de utopia. continuar lendo

http://www.viomundo.com.br/denuncias/elvino-bohn-gasseas-pedaladas-fiscais-se-nao-tem-crime-nem-rouboegolpe.html

Pra quem se interessar. continuar lendo

Eu acho que o impeachment no momento em que o Brasil se sencontra seria um erro
tremendo continuar lendo

Olha, não votei no Tiririca, mas vou usar a sua frase: Pior que está, não fica. continuar lendo

O Supremo Tribunal Federal, a muito tempo deixou de ser "Defensor da Constituição", para tornar-se um anexo da quadrilha! continuar lendo

Uma briga no bando do Ali Babá, quando este deu mostras de ter perdido o poder e se mostrou fragilizado.
Uma parte dos ladrões se colocou a seu favor e a outra ficou dividida, ou em cima do muro, para saber com quem seria mais vantajoso ficar. Vão correr para onde estiverem os botes salva-vidas.
O detalhe é que cada ladrão tem o fundilho das calças do outro em suas mãos e assim se formou uma rede. Se um cair, leva todos. Se quiserem se salvar, terão que tentar unidos.
Criou-se a delação premiada, onde um ou outro ladrão aceita para ter benefícios, quebrar a rede.
Mas no meio dessa rede,existem artistas, aqueles, que constroem redes e tratam de consertar seus furos, com emendas, ou remendos casuais e oportunistas.
Presa nessa rede está a justiça. Para que possa ser salva, a rede precisa ser desmontada.
Sem a liberdade da justiça, as leis passam a ser escravizadas e obrigadas a trabalhar sob as ordens dos donos da rede.
Ou esperamos por um herói, daqueles com a cueca por cima das calças, ou tratamos de proteger o que é nosso, porque já levaram, estão levando e querem continuar a levar. continuar lendo

Tecnicamente , praticamente o que Temos é o STF invadindo a esfera Legislativa é querer Dizer à Câmara como deve ser redigido o seu Regimento Interno, como proceder no Processo de Impeachement, está clara a Invasão do Judiciário na esfera legislativa...pois se assim fosse tudo o que a Câmara fosse fazer teria que pedir licença ao STF ??? pois bem Cunha pedirá ao STF a sustação do Pedido de seu afastamento pelo conselho de ética pois o procedimento não esta de acordo com o regimento da casa??? é assim???? continuar lendo

Também enxergo desta forma: o STF invadindo a esfera legislativa. continuar lendo

Decisão deliberadamente política. Qualquer aprendiz de direito sabe de cor e salteado da famosa expressão latina: matéria "interna corporis" que se traduz em invasão de competência. Todo tribunal do pais já proferiu decisões se abstendo de julgar questões de cunho administrativo, legislativo e nos concursos e muito comum julgarem que não interferem em provas de concurso porque é assunto de competência da banca de concurso. Regimento interno é assunto exclusivamente interno. continuar lendo