Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

OAB reforça pedido para que STF autorize compra de vacinas sem registro na Anvisa

Na sexta-feira, o ministério da Saúde apresentou o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19. Contudo, o documento não especificou as datas de início e término da vacinação, tampouco das suas distintas fases.

Publicado por Direitotododia I
há 4 anos

Nesta segunda-feira, 14, a OAB pediu no STF o acolhimento de liminar, por decisão monocrática do relator Ricardo Lewandowski, para determinar ao presidente da República e ao ministério da Saúde que adquiram vacinas internacionais que já obtiveram a aprovação de entidades sanitárias internacionais de renome, mesmo que ainda não registradas pela Anvisa.

Imagem Freepik

(Imagem: Freepik)

Na sexta-feira, 11, o ministério da Saúde apresentou o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19. No plano, há a previsão de 108 milhões de doses para grupos prioritários. Contudo, o documento não especificou as datas de início e término da vacinação, tampouco das suas distintas fases.

No domingo, 13, o Secretário-Executivo do ministério da Saúde declarou que a definição de calendário depende de registro de imunizantes na Anvisa.

Segundo a Ordem, a ausência de registro no órgão regulador nacional tem sido utilizada como subterfúgio, pelo ministério da Saúde, para se furtar a apresentar um plano detalhado e factível de vacinação da população brasileira.

"Diante desse fato, vem, respeitosamente, reiterar o pedido liminar constante da exordial, a fim de que seja dispensado o referido registro na Anvisa, em havendo o registro por autoridades sanitárias de outros países."

  • Processo: ADPF 770

Veja o documento na íntegra.

Por: Redação do Migalhas

Cobrança do saldo PASEP dos servidores públicos

Kit advogando premium:avalie algumas petições gratuitas

  • Publicações178
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-reforca-pedido-para-que-stf-autorize-compra-de-vacinas-sem-registro-na-anvisa/1143694277

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 3 anos

Supremo Tribunal Federal STF - REFERENDO NA MEDIDA CAUTELAR NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 770 DF

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Absurdo! A OAB está parecendo um partido político com essas atitudes nitidamente ideológicas... continuar lendo

Emerson .
3 anos atrás

Por mais que eu sou contador, eu amo essa OAB. É cada caso que ele entra para (brigar) que dá vontade de me tornar advogado. continuar lendo

Lamentável, enquanto temos problemas inerentes à advocacia e que são deixados de lado pela OAB, ela entra em disputa com o governo federal por pura ideologia.
Se as vacinas sem o registro e autorização da ANVISA começar a causar problemas na saúde dos vacinados, quem vai se responsabilizar pelos danos sofridos?
Veja não estou falando de vacina A ou B, mas qualquer uma delas, já que os laboratórios (por enquanto) estão se eximindo de responsabilidades sobre qualquer reação adversa grave. continuar lendo