Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PL de cibercrimes recebe substitutivo com complementação de voto

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 21 anos

    O projeto de lei nº 84/99, que dispõe sobre os crimes cometidos na área de informática, suas penalidades e dá outras providências, recebeu em 11/12 complementação de voto do relator da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico - CSPCCOVN, deputado Nelson Pellegrino.

    O relator havia apresentado, em 26/11, parecer reformulado com substitutivo ao projeto de autoria do deputado Luiz Piauhylino. Os quinze deputados presentes na reunião deliberativa ordinária de 11/12 foram favoráveis à aprovação do parecer com substitutivo. Após encerrada a reunião, não constava da página da ordem do dia na Internet a existência da complementação de voto - que teria sido apresentada em mesma data - apenas a notícia da aprovação.

    Na complementação, o relator alterou o art. 154-B e o § 1º, a serem incluídos no Código Penal (art. 2º do substitutivo), que passam a ter a seguinte redação:

    "Art. 154-B. Manter ou fornecer, indevidamente ou sem autorização, dado ou informação obtida em meio eletrônico ou sistema informatizado:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    § 1º Nas mesmas penas incorre quem transporta, por qualquer meio, indevidamente ou sem autorização, dado ou informação obtida em meio eletrônico ou sistema informatizado."

    Pellegrino entendeu ser também necessário alterar o art. do substitutivo, para que o caput do art. 167 do Código Penal passe a contar com a seguinte redação:

    "Art. 167. Nos casos do art. 163, § 1º, inciso IV, quando o dado ou informação não tiver potencial de propagação ou alastramento, e do art. 164, somente se procede mediante queixa."

    O art. do substitutivo, que altera a Lei nº 9.296/96 (que regulamenta a parte final do art. , XII da Constituição Federal), passa a ter a seguinte redação:

    "Art. O art. da Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996, passa a vigorar acrescido do § 2º, renumerando-se o parágrafo único para § 1º."

    O relator acolheu ainda a sugestão que acrescenta o art. 10 ao substitutivo, apresentada pelo deputado Cabo Júlio, renumerando-se os demais artigos:

    "Art. 10. Os crimes previstos nesta lei quando praticados nas condições do inciso II, art. , do Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 - Código Penal Militar, serão de competência da Justiça Militar."

    Na quarta-feira (18/12), a CSPCCOVN publicou substitutivo com a complementação devidamente incorporada.

    Leia a íntegra:

    SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO AO PROJETO DE LEI Nº 84-B, DE 1999

    (Apensos PLs nºs 2.557/00, 2.558/00 e 3.796/00)

    Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal e a Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996.

    O CONGRESSO NACIONAL decreta:

    Art. 1º Esta Lei dispõe sobre os crimes de informática, e dá outras providências.

    Art. 2º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passa a vigorar acrescido da seguinte Seção V do Capítulo VI do Título I:

    "Seção V - Dos crimes contra a inviolabilidade dos sistemas informatizados

    Acesso indevido a meio eletrônico

    Art. 154-A. Acessar, indevidamente ou sem autorização, meio eletrônico ou sistema informatizado:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

    § 1º Nas mesmas penas incorre quem fornece a terceiro meio indevido ou não autorizado de acesso a meio eletrônico ou sistema informatizado.

    § 2º Somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista.

    Manipulação indevida de informação eletrônica

    Art. 154-B. Manter ou fornecer, indevidamente ou sem autorização, dado ou informação obtida e...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11010
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-de-cibercrimes-recebe-substitutivo-com-complementacao-de-voto/124061207

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)