Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Portaria Conjunta: Novas Regras para o Auxílio-Doença Agora em Vigor

Publicado por MGF Advogados
há 4 meses

Quero saber tudo sobre o auxílio-doença.

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram, por meio de uma portaria conjunta publicada no Diário Oficial da União, duas inovações significativas para os beneficiários do auxílio-doença. As mudanças já estão em vigor e trazem maior flexibilidade e agilidade ao processo.

A partir de agora, trabalhadores afastados que usufruem do auxílio-doença têm a opção de solicitar o retorno ao trabalho mesmo antes do término do prazo do atestado, sem a necessidade de passar por perícia médica. Essa decisão fica a critério do próprio beneficiário, que pode requerer o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.

Outra inovação destacada pela portaria é a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, podendo ser renovada quantas vezes necessárias. Esta prorrogação independe do tempo de espera para realizar a perícia médica, mesmo quando o prazo for inferior a 30 dias. Antes dessa atualização, a prorrogação só era possível em agências com oferta de vaga para a perícia, e o INSS exigia perícia para a terceira renovação.

O INSS justifica que, ao deixar de exigir a perícia nesses casos, pode redirecionar recursos para demandas mais críticas, como perícias para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência.

É importante ressaltar que essa nova regra é temporária e será revisada assim que o INSS conseguir reduzir as filas crônicas que têm afetado a concessão de diversos benefícios nos últimos anos.

Quero acessar a calculadora de auxílio-doença (CLIQUE AQUI).

No final de outubro, o INSS já havia implementado a medida de receber atestado médico como pedido de auxílio-doença, buscando reduzir as filas e agilizar o processo. Essas ações são parte de uma estratégia mais ampla para enfrentar a questão da fila da perícia, que em setembro contava com 624 mil brasileiros, sendo 282 mil aguardando por mais de 45 dias.

A medida visa não apenas agilizar o atendimento aos segurados, mas também evitar o pagamento do auxílio para trabalhadores que já estão aptos a retornar ao trabalho, proporcionando uma gestão mais eficiente dos recursos previdenciários.

Fonte: Diário Oficial da União

  • Sobre o autorEficiência na solução.
  • Publicações19
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-conjunta-novas-regras-para-o-auxilio-doenca-agora-em-vigor/2136569739

Informações relacionadas

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 4 meses

Inteligência Artificial no INSS: Transformando o Processo de Verificação de Atestados Médicos

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 4 meses

Decisão autoriza redução de jornada em 50% para trabalhador com filho com autismo

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 meses

Criança com AUTISMO tem direito a receber o BPC/LOAS no valor de 1 salário mínimo

Luciana Andrade Batista, Advogado
Notíciashá 4 meses

Pai que paga aluguel de namorada não poderá diminuir valor de pensão

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 4 meses

Projeto de lei garante pensão ao cônjuge por queda no padrão de vida com o divórcio

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)