Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Decisão autoriza redução de jornada em 50% para trabalhador com filho com autismo

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 4 meses

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou que a Fundação Casa de São Paulo reduza em 50% a jornada de um trabalhador, sem prejuízo da remuneração nem necessidade de compensação, para que possa acompanhar o filho diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) em consultas e tratamentos médicos. A medida vale enquanto comprovada a necessidade, exigindo-se apenas prova de vida anual da criança.

A decisão modifica sentença que indeferiu o pedido com base no princípio da legalidade, previsto no direito administrativo, concluindo que não havia base legal para autorizar a diminuição das horas de trabalho. A negativa em 1º grau também se deu sob a alegação de que não se trata de pai solo, que a escala 2×2 do homem permitia tais cuidados com o filho e que os acompanhamentos feitos não provocaram sanções administrativas ao profissional.

Segundo a juíza-relatora do acórdão, Eliane Aparecida da Silva Pedroso, o caso envolve ainda epilepsias fármaco resistentes e é complexo o suficiente para que a análise considere também as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil (como a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência), a Constituição da Republica e as leis ordinárias, hierarquicamente. Cita, por fim, jurisprudência recente envolvendo o tema.

A magistrada alerta que a lei não exige que o pai ou a mãe seja solo para ter direito à jornada reduzida, tampouco obriga que a jornada diária seja de oito horas nem condiciona o deferimento da redução à probabilidade ou não de punições administrativas. “A lei não faz nenhuma restrição para os pais de filhos com deficiência e, onde a lei não distingue, não cabe ao intérprete fazê-lo, muito menos para adotar entendimento que acabe por prejudicar aquele a quem o preceito visa a proteger”, afirma a julgadora.

Caso a empresa descumpra o determinado, pagará multa diária de R$ 1 mil, a ser revertida em favor de entidades de amparo à criança com transtorno do espectro autista.

(Fonte: TRT-2)

📰 Leia também:

  • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
  • Publicações424
  • Seguidores120
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-autoriza-reducao-de-jornada-em-50-para-trabalhador-com-filho-com-autismo/2138083455

Informações relacionadas

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 meses

Criança com AUTISMO tem direito a receber o BPC/LOAS no valor de 1 salário mínimo

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 4 meses

Inteligência Artificial no INSS: Transformando o Processo de Verificação de Atestados Médicos

MGF Advogados, Advogado
Notíciashá 4 meses

Portaria Conjunta: Novas Regras para o Auxílio-Doença Agora em Vigor

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 4 meses

Nova Chance para Aposentados: Comissão Aprova Lei de Desaposentação

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 4 meses

Multa contratual: empresas devem pagar R$ 400 mil a duas clientes por demora em entrega de imóvel

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)