Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Requisito(s) de forma e de publicização que os contratantes devem observar para que seja válido e eficaz o contrato de compra e venda perante terceiros

Publicado por Thaís Munaretto
há 9 anos

Para que o contrato realizado entre ambas as partes, é necessário que o contrato e a escritura pública de compra e venda, sejam devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis. Assim, qualquer pessoa terá ciência do negócio e que existe cláusula especial. Dessa forma, independente da vontade de terceiros, o contrato será cumprido adequadamente. Assim dispõe o artigo 221, do Código Civil Brasileiro:

  • Art. 221. O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, prova as obrigações convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cessão, não se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro público.
  • Publicações2
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requisito-s-de-forma-e-de-publicizacao-que-os-contratantes-devem-observar-para-que-seja-valido-e-eficaz-o-contrato-de-compra-e-venda-perante-terceiros/237471541

Informações relacionadas

Transferência de imóvel só é válida após registro da escritura

Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
Artigoshá 7 anos

A escritura pública de compra e venda de bens imóveis

Alexandre Rodrigues, Advogado
Notíciashá 7 anos

É lícita a conduta do vendedor que concede apenas 3 (três) dias para troca de produto defeituoso?

Camila Sales, Advogado
Artigoshá 3 anos

Regras de transição aposentadoria por tempo de contribuição

Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça
Artigoshá 9 anos

A prova testemunhal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)