Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Samarco descumpre decisão judicial e continua poluindo Rio Doce, diz MP

Publicado por Caio Rivas
há 8 anos

Samarco descumpre deciso judicial e continua poluindo Rio Doce diz MP


O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) vai enviar até terça-feira (26) um parecer à Justiça informando que a Samarco não cumpriu decisão judicial que determinou que a mineradora adotasse medidas de urgência para conter vazamento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com base em um laudo técnico.

Em entrevista à Reuters, o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto explicou que a Justiça pediu o parecer do órgão após a empresa entrar com pedido de reconsideração da decisão judicial na segunda-feira, quando vencia o prazo para o cumprimento das determinações.

A Samarco alegou à Justiça que um dique construído pela empresa no curso do vazamento, com cerca de 2 milhões de metros cúbicos de capacidade, está segurando os rejeitos de minério que continuam a ser despejados de Fundão.

Mas o MP considera que a estrutura não impede que a água que foi filtrada pelo dique encontre novos sedimentos morro abaixo, que foram despejados pelo rompimento da barragem, e leve-os ao encontro do Rio Doce.

"A água sai desse dique S3 dentro dos padrões, mas em 1,8 quilômetro abaixo ela já está toda fora dos padrões de novo, porque ela atinge todos os sedimentos que continuam ali", disse Pinto, com base no laudo encomendado pelo MP à Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC).

Caso a Justiça acate o parecer do MP, a empresa terá que pagar uma multa diária de 1 milhão de reais até que adote medidas de urgência para conter o vazamento.

Com o rompimento da barragem, em 5 de novembro, cerca de 30 milhões de metros cúbicos foram despejados de Fundão, destruindo comunidades e poluindo rios e o litoral do Espírito Santo. Dezoito pessoas morreram e uma ainda está desaparecida.

O Ibama estima que cerca de metade dos 24 milhões de metros cúbicos que restaram no reservatório após o incidente acabou vazando nos últimos meses, sendo que aproximadamente 8 milhões encontraram caminhos ao meio ambiente.

Por email, a assessoria de imprensa da Samarco confirmou que deu entrada com um pedido de reconsideração da decisão judicial.

"A empresa enfatiza que todo este material (da área remanescente da barragem de Fundão) está contido em estruturas projetadas e implementadas para este fim, como o dique S3. A estrutura vem cumprindo o seu papel, não só de contenção de sedimento, mas também de diminuição da turbidez da água vertida pelo dique", afirmou a empresa.

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações387
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/samarco-descumpre-decisao-judicial-e-continua-poluindo-rio-doce-diz-mp/327776032

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)