Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Sobre liminar, Marco Aurélio pede que Fux respeite a cadeira que ocupa

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos


"Respeite-se um pouco mais essa cadeira, para benefício da sociedade como um todo. Essa problemática é nefasta, ruim e perniciosa”, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, contra liminar concedida nesta quinta (23/1) pelo ministro Luiz Fux, de suspender a aplicação do juiz das garantias.

A criação da figura está prevista na Lei 13.964/2019, conhecida como lei"anticrime". Nesta quarta (22/01), Fux decidiu revogar outra liminar, concedida pelo ministro Dias Toffoli há uma semana, e suspender até análise no Plenário do STF a implementação do instituto.

Ao comentar o caso ao jornal O Globo, Marco Aurélio Mello afirmou que Fux agiu como um censor do presidente do Supremo, Dias Toffoli. “A autofagia é péssima, conduz à insegurança jurídica, ao descrédito da instituição. Não há censor no Supremo, e acabou o ministro Fux assumindo a postura de censor em relação a um ato logo do presidente do Supremo."

O ministro também recordou episódio ocorrido em 2019 em que ele concedeu liminar autorizando a libertação de presos condenados por tribunais de segunda instância.

Na ocasião, Toffoli cassou a decisão. “O que ocorreu comigo poderia ocorrer com qualquer colega. Ironia que se verifica: o vice que ainda não foi eleito presidente e que o será em setembro (Fux) afasta do cenário um ato do presidente. Isso é terrível em termos institucionais e apenas revela tempos estranhos, muito estranhos. Não sabemos como poderá proceder este ou aquele ministro diante de uma situação que acredite errônea. Nós, integrantes do Supremo, ombreamos e acima de cada qual apenas está o plenário, o colegiado”, disse.

Sobre o mesmo episódio, Marco Aurélio também destacou que a decisão de Fux irá gerar insegurança jurídica. “Desgasta barbaramente, só gera insegurança jurídica. Nos ombreamos, não há superioridade hierárquica (entre os ministros) e tudo deve ser feito para preservar a envergadura da cadeira do presidente do STF”, afirmou o ministro, agora em entrevista a O Estado de S.Paulo.

Por fim, o ministro também citou o desgaste entre poderes como outro dos possíveis efeitos colaterais. “O resultado prático dessas violações constitucionais é lamentável, mas clarividente: transfere-se indevidamente ao Poder Judiciário as tarefas que deveriam ter sido cumpridas na seara legislativa. Em outras palavras, tem-se cenário em que o Poder Legislativo induz indiretamente o Poder Judiciário a preencher lacunas legislativas e a construir soluções para a implementação das medidas trazidas pela lei, tarefas que não são típicas às funções de um magistrado”, ponderou.

(Fonte: Conjur)


Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

Aprenda todos os detalhes de como entrar de forma correta com a Ação de Correção do FGTS...

Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações989
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sobre-liminar-marco-aurelio-pede-que-fux-respeite-a-cadeira-que-ocupa/801125931

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esse Fux é uma pessoa que não merecia ocupar o cargo que ocupa. Para ser do STF buscou o apoio do José Dirceu. Depois trabalhou pela condenação do mesmo. Fez lobby para filha ser desembargadora no Rio de Janeiro. É hoje em dia é bem mais que adepto do governo. Não tem nenhuma decisão coerente no STF. Julga politicamente. continuar lendo

Ele não é o único, salvo não me engano, o único Juiz de carreira do STF ?
Acredito que ele sabe bem o que faz, diante de tanto desatino deste colegiado nos últimos anos... continuar lendo

"Não tem nenhuma decisão coerente no STF. Julga politicamente."

Todos o fazem; desse pecado ele não vai sozinho para o inferno. continuar lendo

Quem mesmo que não respeita a cadeira que ocupa? continuar lendo

Estamos diante de um STF totalmente politizado.
Saudades eu tenho quando o STF era formado por nomes como Moreira Alves, Nery da Silveira, Francisco Rezek.
Alguém nesse país precisa ter a coragem de mostrar as mazelas deste vespeiro chamado judiciário! continuar lendo

É o famoso "bunda suja" falando da "bunda mal lavada"... Esse tal de STF é um alcorão de imundície! continuar lendo