Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

STF considera que Moro foi parcial nos processos de Lula

Publicado por Pauta Jurídica
há 3 anos


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (23) reconhecer a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.

Com a medida, a condenação do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá será anulada. No dia 8 de março, uma decisão individual do ministro Edson Fachin também anulou a condenação, mas não havia reconhecido a suspeição de Moro.

O placar pela imparcialidade do ex-juiz foi obtido por 3 votos a 2.

Na primeira sessão para julgamento do caso, os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da suspeição. O relator, Edson Fachin, votou contra o reconhecimento.

Na sessão desta terça-feira, o ministro Nunes Marques votou contra o recurso da defesa de Lula, por entender que o habeas corpus não pode ser utilizado para julgar a suspeição do ex-magistrado. Além disso, o ministro entendeu que a suspeição de Moro não pode ser justificada com base em mensagens interceptadas de forma clandestina.

“São absolutamente inaceitáveis tais provas. Entender de forma diversa seria uma forma transversa de legalizar a atividade hacker no Brasil”, afirmou.

Em seguida, a ministra Cármen Lúcia proferiu o terceiro voto a favor do reconhecimento da suspeição e entendeu que Moro atuou de forma parcial no caso. No entanto, a ministra disse que o entendimento não pode ser aplicado a outros casos.

Segundo Cármen Lúcia, “houve espetacularidade do caso” e quebra da imparcialidade no julgamento.

No habeas corpus, os advogados sustentaram que Moro não poderia ter proferidos as sentenças nos casos do triplex do Guarujá por ter sido parcial no julgamento.

Os advogados citaram fatos ocorridos durante as investigações, como a condução coercitiva do ex-presidente, autorização de escutas no escritório dos advogados, suposta atuação para impedir a soltura, entre outras.

Os profissionais também citaram as mensagens entre procuradores da Lava Jato, que foram alvo de interceptação ilegal por hackers.

A partir da decisão, as defesas de outros investigados também podem alegar a suspeição do ex-magistrado e as condenações de outros réus poderão ser anuladas.

(Fonte: Agência Brasil)


📰 Veja também:

300 mil Modelos de Petições Editáveis + 9 Teses Jurídicas (Buraco Negro, 10% do FGTS, Buraco Verde, Saldo Pasep e muito mais).

Petições Trânsito 2021 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!!

Fórmula Google ADS para Advogados - Consiga clientes todos os dias através do Google

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores549
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações547
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-considera-que-moro-foi-parcial-nos-processos-de-lula/1184032282

Informações relacionadas

A (im)parcialidade do juiz e a violação ao Código de Processo Penal

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Notíciashá 3 anos

STF confirma anulação de condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato.

Brenda Licia, Advogado
Notíciashá 7 anos

Caso de Lula: entenda a condenação

Anajarino Júnior, Advogado
Artigoshá 2 anos

Afinal, o ex-presidente Lula foi inocentado judicialmente ou não?

Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
Artigoshá 6 anos

Lula e seu processo de exceção, que agride o direito de defesa

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Grande injustiça com esse excelente profissional, que muito contribuiu para o pais.
Eles esta sendo gravemente injustiçado. continuar lendo

Esperar o que de um tribunal que solta André do Rap; apenas injustiças. continuar lendo

Juiz nao eh acusador. prezado. continuar lendo

Manu Messala, se juiz não é acusador, o que você nos diz sobre o inquérito instaurado pelo presidente do STF Dias Toffoli e presidido pelo min. Alexandre de Moraes? Eles não estão no papel de acusadores? Ao fim e ao cabo, esses mesmos juízes não julgarão o caso?
Ou sua assertiva só vale para o ex-juiz Sérgio Moro, prezada? continuar lendo

José Cuty, neste caso ele bate palmas para o juiz acusador, inquisidor, antidemocrático e inconstitucional... continuar lendo

Boa tarde
Em um País democrático de direito não coaduna com um Juiz parcial - Acusatório. Agora, vejo prudente buscar o por quê, disso tudo, e fazer pagar todas as horas de trabalhos vazios do Judiciário. Tudo isso, é o Trabalhador de paga - horas extraordinária, ar condicionado, garçom, assistente, entre outros, só sei que o preço é altíssimo. continuar lendo

Também não coaduna com uso de provas ilícitas sem perícia em processo. E nem com magistrado sendo parcial ao julgar caso de suspeição... continuar lendo

A justiça está sendo feita. Viva a Justiça! continuar lendo