Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

STF define que indenização por danos morais pode ultrapassar tabelamento da CLT

Publicado por Enviar Soluções
há 11 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 2, que as indenizações por danos morais trabalhistas podem ultrapassar o limite de valor estabelecido na CLT. Em julgamento no plenário virtual, prevaleceu o entendimento de que os valores estabelecidos pela lei devem ser tidos como parâmetro, e não como teto.

O colegiado analisou dispositivos incluídos pela reforma trabalhista de 2017 que estabeleceram parâmetros para a cobrança de indenizações e foram questionados em três ações diretas de inconstitucionalidade, uma delas proposta pelo Conselho Federal da OAB, a ADI 6.069.

As outras duas foram apresentadas pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a ADI 6.050, e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), a ADI 6.082.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela procedência parcial das ações. Para ele, os critérios de quantificação da reparação previstos no artigo 223-G da CLT poderão orientar o magistrado trabalhista na fundamentação da decisão. Por isso, o dispositivo não deve ser considerado totalmente inconstitucional. O texto classifica as ofensas com base na gravidade do dano causado, em leve (até três vezes o último salário), média (até cinco vezes), grave (até 20 vezes) ou gravíssima (até 50 vezes).

Mendes afirmou que a jurisprudência do STF já assentou a inconstitucionalidade do tabelamento do dano moral, por entender que o julgador se tornaria um mero aplicador da norma. A posição dele foi acompanhada pelos ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O julgamento foi encerrado na sexta-feira (24/6).

(Fonte: OAB Nacional)

📰 Veja também:

➡️ Rescisão de aluguel não pode ser condicionada a reparos no imóvel, decide TJSP

➡️ Citação por edital quando poderia ser realizada pessoalmente anula processo administrativo

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-define-que-indenizacao-por-danos-morais-pode-ultrapassar-tabelamento-da-clt/1878118076

Informações relacionadas

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 9 meses

Tabelamento do dano moral na CLT não é teto para indenizações, decide STF

Petição Inicial - TRT02 - Ação de Reclamação Trabalhista, por Assédio Moral Cc Pedido de Reversão de Pedido de Dispensa em Rescisão Indireta - Atsum - contra Solucoes Servicos Terceirizados- EIRELI

Réplica - TRT10 - Ação Gestante - Atsum - contra Hotdog Capital Comercio de Alimentos

Petição Inicial - TRT18 - Ação Reclamatória Trabalhista com Pedido Reconhecimento de Estabilidade e Indenização Substitutiva - Atord - contra Maysa Wiesel Siqueira de Oliveira

Ignorar empregado e deixá-lo sem função é assédio moral, diz TST

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)