Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

STF mantém validade de lei que disciplinou o aproveitamento de crédito de ICMS

A questão era objeto de três ações, julgadas em sessão virtual.

Publicado por Ponto Jurídico
há 5 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a validade de uma lei que estabeleceu regras mais restritivas para o aproveitamento de créditos de ICMS derivados de operações com mercadorias destinadas a ativo permanente, energia elétrica e comunicações. A decisão foi tomada no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 2325, 2383 e 2571, na sessão virtual encerrada em 20/11.

Não cumulatividade

A Lei Complementar (LC) 102/2000 permite que o governo parcele em 48 meses o abatimento do ICMS referente à aquisição de ativo permanente da empresa. Nas ações, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Confederação Nacional do Transporte ( CNT) argumentavam que essa regra fere o princípio constitucional da não cumulatividade (que proíbe a dupla cobrança do imposto), pois a demora em receber o crédito geraria perdas ao contribuinte.

Previsão em lei

Por unanimidade, o Plenário acompanhou entendimento do ministro André Mendonça de que a lei não viola o princípio da não cumulatividade. De acordo com precedentes citados pelo ministro, a Constituição Federal foi expressa sobre o direito dos contribuintes de compensar créditos decorrentes de ICMS. Contudo, remeteu às leis complementares a disciplina da questão. Assim, o diferimento da compensação de créditos de ICMS de bens adquiridos para uso e consumo do próprio estabelecimento não viola a Constituição. Fonte: STF

  • Publicações1403
  • Seguidores250
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-mantem-validade-de-lei-que-disciplinou-o-aproveitamento-de-credito-de-icms/2077559962

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 5 meses

STF invalida restrições ao pagamento de precatórios

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 5 meses

Extinção da execução pela prescrição intercorrente não permite condenação do credor em honorários

Nathália Marques, Advogado
Notíciashá 5 meses

Receita Federal lança programa com benefícios para autorregularização de tributos

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 5 meses

Não deve ser cobrado IR sobre auxilio alimentação e transporte de Servidor Público, decide TJ-SP.

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Projeto de Lei estabelece multa para instituição financeira que fizer empréstimo sem autorização do beneficiário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)