Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

STJ: pedidos não formulados em HC não são passíveis de conhecimento em agravo regimental

Publicado por Cássio Duarte
há 2 anos

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os pedidos não formulados na petição de recurso em habeas corpus e, portanto, não apreciados na decisão que o julgou não são passíveis de conhecimento em agravo regimental, em razão da indevida inovação recursal.

A decisão teve como relator o ministro Antônio Saldanha Palheiro:

Ementa

AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS. PENA-BASE. QUANTIDADE E NATUREZA DAS DROGAS APREENDIDAS. AUMENTO JUSTIFICADO. PROPORCIONALIDADE. INOVAÇÃO RECURSAL. IMPOSSIBILIDADE. AGRAVO CONHECIDO EM PARTE E DESPROVIDO. 1. Esta Corte é firme no sentido de que a dosimetria penalógica é norteada por um critério trifásico, minuciado na aplicação conjunta dos arts. 68 e 59 do Código Penal. 2. Em se tratando de crimes previstos na Lei de drogas, aplica-se o art. 42, que prevê a preponderância da quantidade e/ou da natureza da droga apreendida em relação às demais circunstâncias previstas no art. 59 do CP, cabendo ao Magistrado majorar a pena de forma sempre fundamentada, quando identificar dados que extrapolem as circunstâncias elementares do tipo penal básico. 3. No caso dos autos, o Tribunal de origem procedeu à exasperação da pena-base com supedâneo em fundamentação concreta e idônea, considerando a quantidade e a natureza das drogas apreendidas. 4. “Os pedidos não formulados na petição de recurso em habeas corpus e, portanto, não apreciados na decisão que o julgou não são passíveis de conhecimento em agravo regimental, em razão da indevida inovação recursal” (AgRg no RHC n. 149.632/SP, relator Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, QUINTA TURMA, julgado em 24/8/2021, DJe 27/8/2021). 5. Agravo regimental parcialmente conhecido e, nessa extensão, desprovido. (AgRg no HC 682.092/SP, Rel. Ministro ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, SEXTA TURMA, julgado em 19/10/2021, DJe 22/10/2021)

Fonte: canal ciências criminais

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-pedidos-nao-formulados-em-hc-nao-sao-passiveis-de-conhecimento-em-agravo-regimental/1315639492

Informações relacionadas

Levy Matias, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Agravo Regimental

Henrique & Henrique Advocacia, Advogado
Artigoshá 7 anos

Quando interpor Agravo Interno e quando interpor Agravo Regimental no STJ?

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Agravo Regimental em HC - Maria da Penha

Paulo Antonio Papini, Advogado
Modeloshá 7 anos

Agravo Interno em Habeas Corpus

Paulo Antonio Papini, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Agravo Interno contra decisão monocrática que extinguiu Habeas Corpus

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)