Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Súmula Vinculante nº.52Imóvel Alugado, Isenção de IPTU

    Publicado por Geovani Santos
    há 6 anos


    SÚMULA VINCULANTE 52

    - imóvel alugado, IPTU

    Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas.

    Data de Aprovação 23/06/2015

    "Ementa: (...) 1. O Tribunal de origem não divergiu da orientação da Corte no sentido de que a regra imunizante contida no art. 150, VI, c, da Constituição Federal afasta a incidência do IPTU sobre os imóveis de propriedade das instituições de assistência social sem fins lucrativos, mesmo que alugados a terceiros, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas suas atividades essenciais (Súmula nº 724/STF). 2. O acórdão recorrido concluiu pelo enquadramento da instituição como entidade de assistência social sem fins lucrativos, a partir da análise dos requisitos previstos no art. 14 do Código Tributário Nacional. Para ultrapassar o entendimento consagrado pelo Tribunal a quo, necessário seria o reexame dos fatos e das provas e da legislação infraconstitucional de regência. Precedentes. 3. A presunção de que o imóvel ou as rendas da entidade assistencial reconhecidamente imune estão afetados às suas finalidades institucionais milita em favor da entidade. Cabe ao Fisco elidir a presunção, mediante a constituição de prova em contrário." (ARE 760876 AgR, Relator Ministro Dias Toffoli, Primeira Turma, julgamento em 4.2.2014, DJe de 2.4.2014).

    ● Imóvel destinado à residência de ministro religioso

    "O fato de os imóveis estarem sendo utilizados como escritório e residência de membros da entidade não afasta a imunidade prevista no art. 150, VI, c, § 4º da Constituição Federal." (ARE 895972 AgR, Relator Ministro Roberto Barroso, Primeira Turma, julgamento em 2.2.2016, DJe de 24.2.2016)

    ● Recursos relativos aos aluguéis do imóvel destinados à manutenção do objetivo social da fundação e imunidade de IPTU

    "(...) o acórdão recorrido encontra-se em consonância com a pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, consubstanciada na Súmula Vinculante 52: Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, 'c', da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas. No caso dos autos, o Tribunal de origem consignou que a recorrida aplica os recursos relativos aos aluguéis do imóvel tributado tão somente na manutenção de seu objetivo social. Dissentir dessa conclusão demandaria o reexame de matéria fático-probatória, o que faz incidir o óbice constante da Súmula 279/STF (Para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário). (ARE 891596, Relator Ministro Teori Zavascki, Decisão Monocrática, julgamento em 16.9.2015, DJe de 22.9.2015)

    • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
    • Publicações435
    • Seguidores2838
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2086
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante-n-52imovel-alugado-isencao-de-iptu/595009394

    Informações relacionadas

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 9 anos

    A imunidade tributária para o IPTU permanece mesmo se o imóvel estiver alugado para terceiros.

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 20 anos

    Súmula n. 724 do STF

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 9 anos

    Súmula Vinculante n. 52 do STF

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX MG

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a razão de o CTN conceituar poder de polícia?

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Muito bom, gostei, a relevância do entendimento do STF. continuar lendo

    Muito bom, gostei, esse entendimento do STF. continuar lendo