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17 de Junho de 2024
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    Supremo entende que estado de SC não tem autonomia para extinguir crédito tributário

    há 16 anos

    Ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 124 , ajuizada pelo governador de Santa Catarina, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o estado não pode dispor sobre a extinção de crédito tributário, uma vez que essa atribuição cabe à União. Na ADI, o governador contestou o artigo 16 , parágrafo 4º , da Constituição estadual*, e o artigo 4º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) local**.

    Os ministros entenderam não ser possível que o legislador estadual atue no que diz respeito ao tema da decadência em direito tributário, uma vez que a Constituição impõe que esse assunto seja disciplinado em lei complementar federal.

    O artigo 16 , parágrafo 4º , da Constituição de Santa Catarina, determina o arquivamento de processo administrativo tributário sem a possibilidade de revisão ou renovação do lançamento, quando o processo não for julgado dentro do prazo determinado por lei. Já o artigo 4º , do ADCT, estabelece prazo (12 meses) para o arquivamento enquanto a lei prevista no dispositivo não for promulgada.

    O governador afirmava que os artigos contestados ofendem o disposto na Constituição Federal sobre reserva de lei complementar para matéria de prescrição, decadência e lançamentos tributários (artigo 146, inciso III, alínea b) e requisito da moralidade (artigo 37, caput). Também alegava que os dispositivos extrapolam simples função suplementar, violam a reserva de lei em sentido estrito (artigo 24, inciso I, parágrafo 1º), além de serem incompatíveis com os artigos 149 , 151 , inciso III , 156 e 173 do Código Tributário Nacional (artigo 34 , parágrafo 5º do ADCT).

    Por outro lado, para a Assembléia Legislativa do estado, o CTN deve ser considerado lei ordinária e, portanto, não teria função de lei complementar em matéria tributária.

    Relator

    O relator da matéria, ministro Joaquim Barbosa, afirmou que a determinação prevista no artigo 16 , parágrafo 4º , da Constituição de Santa Catarina, equivale à extinção do crédito tributário, cuja validade está em discussão no âmbito administrativo. De acordo com ele, extingue-se um crédito que resultou de lançamento indevido por ter sido realizado fora do prazo e que goza de presunção de validade até a aplicação dessa regra específica de decadência.

    Para Barbosa, a definição do prazo decadencial é matéria reservada a lei complementar federal. Assim, o ministro ressaltou que, ao versar sobre lançamento, crédito e decadência em matéria tributária, o dispositivo questionado excede os limites próprios à disciplina do processo administrativo tributário e ao regramento das atividades administrativas circunscritas ao âmbito de atuação dos órgãos fiscais do estado-membro.

    Ele explicou que a ofensa não está propriamente no estabelecimento de prazo para a prática de ato que compõe o fluxo de constituição e confirmação do crédito tributário, mas da imposição de conseqüência cuja disciplina está expressamente reservada à disposição geral por via de lei complementar federal.

    De forma contrária ao entendimento da maioria, o ministro Menezes Direito considerou constitucional o artigo 4º , do ADCT . Para ele, o princípio da federação brasileira, estabelecido a partir da Constituição de 1988, deve ter o conceito ampliado. Não me parece compatível, no estado atual da federação, que nós mantenhamos uma interpretação tão estreita com relação à vinculação entre o papel dos constituintes estaduais e o papel do constituinte federal, disse.

    Direito entendeu que não há impedimento para a constituição estadual determinar o tempo de tramitação de processo administrativo. Pelo contrário, ao meu sentir, é extremamente salutar que isso ocorra, ressaltou. O constituinte estadual e o legislador estadual podem e devem necessariamente estabelecer prazos para que seus órgãos possam julgar processos ou adotar procedimentos que encurtem o tempo de duração, considerou o ministro, lembrando que até mesmo o constituinte federal introduziu a rápida duração dos processos como uma garantia fundamental.

    Resultado

    Dessa forma, o Tribunal julgou parcialmente procedente a ação, nos termos do voto do relator, declarando a inconstitucionalidade das expressões sob pena de seu arquivamento da impossibilidade de revisão ou renovação do lançamento tributário sobre o mesmo fato gerador contidas no artigo 16 , parágrafo 4º , da Constituição de Santa Catarina. Os ministros também julgaram inconstitucional o artigo 4º , do ADCT, vencido, neste ponto, o ministro Menezes Direito. Votou pela total improcedência da ação o ministro Março Aurélio.

    EC /LF

    * Artigo 16 - Os atos da administração pública de qualquer dos poderes do estado obedecerão aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Parágrafo 4º- A lei fixará prazo para o proferimento da decisão final no processo contecioso administrativo tributário, sob pena de seu arquivamento e da impossibilidade de revisão ou renovação do lançamento tributário sobre o mesmo fato gerador.

    ** Artigo 4º , ADCT - Enquanto não promulgada a lei prevista no artigo 16 parágrafo 4º da Constituição , o prazo nele referido é fixado em doze meses e em seis meses para os processos em tramitação, descontado o período necessário à realização de diligências motivadas.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-entende-que-estado-de-sc-nao-tem-autonomia-para-extinguir-credito-tributario/84684

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