Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tentativa: Iter Criminis e Dosimetria.

    há 15 anos

    Informativo STF Nº. 542.

    Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas nas sessões de julgamento das Turmas e do Plenário, contém resumos não-oficiais de decisões proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao conteúdo efetivo das decisões, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poderá ser aferida após a sua publicação no Diário da Justiça.

    PRIMEIRA TURMA

    Tentativa: "Iter Criminis" e Dosimetria. (fonte: www.stf.jus.br )

    A Turma, por maioria, deferiu habeas corpus para restabelecer acórdão de Corte local que reduzira, pela configuração da tentativa, metade da pena imposta a um delito de roubo praticado pelo paciente, em concurso material, com outros delitos também de roubo. Tratava-se, na espécie, de habeas corpus impetrado contra acórdão do STJ que mantivera a diminuição da reprimenda, em virtude da tentativa, no seu percentual mínimo (1/3), ao fundamento de que a conduta do paciente aproximara-se dos limites da consumação do crime, não se aperfeiçoando o resultado por circunstâncias alheias à vontade do agente. No caso, o paciente e co-réus, mediante grave ameaça exercida com emprego de revólver, subtraíram a moto da vítima, não a levando consigo porque esta possuía sistema de segurança que interrompera a transmissão de combustível, paralisando-a instantes depois do início da execução do delito, sendo a ação acompanhada pelas outras vítimas. Enfatizou-se que a capitulação da referida conduta como crime tentado, ou como delito consumado, não estaria em jogo. Discutir-se-ia, no caso, tão-somente o percentual de redução da pena. Aduziu-se que o Código Penal estabelece reprimenda menor para os crimes tentados em relação àquela aplicável aos consumados ("Art. 14 - Diz-se o crime: ... II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços."). Tendo isso em conta, salientou-se que a doutrina é assente no sentido de que a definição do percentual da redução da pena observará apenas o iter criminis percorrido, ou seja, tanto maior será a diminuição quanto mais distante ficar o agente da consumação, bem como tanto menor será a diminuição quanto mais se aproximar o agente da consumação do delito. Reputou-se que a interpretação que melhor equacionaria a causa, por atender à idéia-força de proporcionalidade entre o crime e a pena, seria aquela desenvolvida pelo tribunal estadual, que concluíra que "a ação delitiva ficou entre um extremo e outro, não podendo, assim, a sanção ficar no mínimo nem no máximo, mas num meio termo". Vencidos os Ministros Menezes Direito e Ricardo Lewandowski, que mantinham o acórdão do STJ. O primeiro por considerar que a hipótese não seria distinta daquela em que, havendo a posse do bem furtado, esta é obstada pela ação de policiais que perseguem, logo em seguida, o agente do ato ilícito e devolvem o bem à vítima. Já o Min. Ricardo Lewandowski apontava dúvidas quanto a ser possível avaliar-se, em habeas corpus, o quanto o roubador teria percorrido do iter criminis, pois se estaria revolvendo fatos e provas e, ademais, entendia ser subjetiva a avaliação do percurso por aquele feito, registrando, no ponto, que a simples inversão da posse da res já caracterizaria o roubo consumado. HC 95960/PR , rel. Min. Carlos Britto, 14.4.2009. (HC-95960)

    NOTAS DA REDAÇÃO:

    O Supremo Tribunal Federal deferiu habeas corpus reduzindo, pela metade, pela configuração da tentativa, a pena imposta a um delito de roubo praticado pelo paciente, em concurso material, com outros delitos também de roubo.

    Para se realizar um crime há um itinerário a percorrer entre o momento da idéia da sua realização até que o crime chegue a sua consumação. A esse caminho dá-se o nome de iter criminis.

    A primeira fase, a cogitação, não é punida. E mesmo que a cogitação seja exteriorizada a terceiros, não levará a qualquer punição, a não ser que constitua crime autônomo (ex.art. 147 do CP - ameaça).

    Os atos preparatórios são externos ao agente, como a compra de uma arma para cometer um homicídio. Em geral, também são isentos de qualquer punição. Porém, também às vezes configuram crimes autônomos.

    Os atos de execução são dirigidos diretamente à prática do crime, por exemplo, são os disparos de arma de fogo contra a vítima.

    Quando o agente ingressa nos atos de execução, duas situações podem ocorrer: ou o agente pratica a infração penal por ele pretendida inicialmente; ou, em virtude de circunstâncias alheias à sua vontade, a infração não chega a consumar-se, restando, portanto, tentada.

    Diz-se consumado do crime, de acordo com o artigo 14 , I do Código Penal , quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.

    Em determinadas infrações, temos o exaurimento, que é a fase que se situa após a consumação do delito, esgotando-o.

    O art. 14 , II do Código Penal nos ensina que diz se tentado o crime "quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente".

    De acordo com o prof. Mirabete "A tentativa é a realização incompleta do tipo penal, do modelo descrito na lei. Na tentativa há na prática ato de execução, mas não chega o sujeito à consumação por circunstâncias independentes de sua vontade" .(Mirabete, Julio Fabbrini; Manual de Direito Penal, vol. I, Atlas, São Paulo: 2006, pág. 149)

    Conforme a redação do parágrafo único do art. 14 do Código Penal , pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

    De acordo com professor Rogério Greco, "o percentual de redução não é meramente uma opção do julgador, livre de qualquer fundamento. Assim, visando trazer critérios que possam ser aferidos no caso concreto, evitando-se decisões arbitrárias, entende a doutrina que quanto mais próximo o agente chegar à consumação da infração penal, menor será o percentual de redução; ao contrário, quanto mais distante o agente permanecer da consumação do crime, maior será a redução". (Greco, Rogério; Curso de Direito Penal, vol. I, Impetus, Niterói: 2005, pág. 294).

    No caso in comento, o paciente e co-réus, mediante grave ameaça exercida com emprego de revólver, subtraíram a moto da vítima, não a levando consigo porque esta possuía sistema de segurança que interrompera a transmissão de combustível, paralisando-a instantes depois do início da execução do delito.

    Assim, o STF entendeu que o delito em questão ficou entre um extremo e outro, não podendo, desta forma, a sanção ficar no mínimo nem no máximo, mas num meio termo, aplicando, assim, a pela metade ao paciente.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876154
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3567
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tentativa-iter-criminis-e-dosimetria/1022456

    Informações relacionadas

    Pedro Magalhães Ganem, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Como é feita a dosimetria da pena e como é importante, profissionalmente, ter mais atenção às suas três fases

    Jmn Juriscalc Assessoria, Perito Contábil
    Artigoshá 8 anos

    Conceito de pena

    Antonio Cardoso, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Crimes hediondos e Equiparados

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Iter criminis e a dosimetria da pena no crime tentado. Princípio da proporcionalidade

    Ana Paula Bortolanza Ruppenthal, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Recurso de Apelação Criminal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)