Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJ/SP - É possível a reiteração de tentativa de penhora “on-line”

TJ/SP reputou a possibilidade de alteração da condição financeira dos executados, considerando-se a existência de tempo razoável decorrido desde a última tentativa.

Publicado por Mariana Bravo
há 7 anos

A 17ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou despacho e deferiu pedido de reiteração de tentativa de penhora “on-line” em uma execução por quantia certa contra devedor solvente.

A agravante sustentou que o pedido de reiteração de bloqueio é pertinente, uma vez que decorrido já um ano da última realização de pesquisa até o presente momento, de forma que deve ser considerada a possibilidade de alteração da condição financeira dos agravados, além do que o escopo da execução é a satisfação do débito exequendo. Pediu a reforma da decisão para que fosse determinado a pesquisa e bloqueio de ativos financeiros dos agravados por intermédio do sistema Bacenjud.

Relator, o desembargador Paulo Pastore Filho pontuou que a penhora por meio eletrônico, de acordo com a vontade da lei, é medida preferencial e não excepcional, além de prestimosa auxiliar dos princípios da efetividade da prestação jurisdicional e da duração razoável do processo.

Para ele, é possível a reiteração de tentativa de penhora “on-line”, haja vista a possibilidade de alteração da condição financeira dos executados, considerando-se a existência de tempo razoável decorrido desde a última tentativa.

“O Poder Judiciário tem o dever de satisfação dos direitos das partes quando chamado para tal, e o processo, como serviço público, deve primar pela prática dos atos necessários para a pronta solução do conflito e, portanto, o procedimento buscado é do interesse da Justiça.”

Além disso, o magistrado salientou que o artigo art. 797 do novo CPC prevê que a execução deve ser feita no interesse do credor, “razão pela qual não se sustenta o indeferimento do requerimento de renovação da consulta ao sistema BacenJud”.

Veja a íntegra da decisão.

http://m.migalhas.com.br/quentes/260046/e-possivelareiteracao-de-tentativa-de-penhora-online

  • Sobre o autorDireito das Sucessões, Planejamento Sucessório, Direito das Famílias
  • Publicações24
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1947
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-e-possivel-a-reiteracao-de-tentativa-de-penhora-on-line/468190373

Informações relacionadas

Modeloshá 7 anos

[Modelo] Petição de Juntada no Inquérito Policial

Jaderson Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo: Pedido de Penhora do Salário

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso não é nenhuma novidade... continuar lendo

Cabe agravo em despacho? (Art. 1001, CPC). Na verdade penso que deve ter sido uma decisão interlocutória, que cabe Agravo de Instrumento, n.f. do inciso XIII, do art. 1.001, do CPC. continuar lendo

Retificando:

Cabe agravo em despacho? (Art. 1001, CPC). Na verdade penso que deve ter sido uma decisão interlocutória, que cabe Agravo de Instrumento, n.f. do p; único, do art. 1.015, do CPC. continuar lendo

Veja bem, mesmo ter reformado a decisão de 1º grau e o juiz ter que fazer a consulta via Bacenjud, decorrido todo esse tempo para o Tribunal determinar nova busca de bloqueio de valores será que o executado vai manter dinheiro em sua conta, brincadeira né. continuar lendo