Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Todo eletricista tem direito a aposentadoria especial?

Nem todo, mas aqueles que trabalharam expostos a tensão elétrica acima de 250 volts tem direito.

há 2 anos

Grande parte dos eletricistas/eletricitários encontra dificuldade em conseguir a aposentadoria especial ou a conversão do período trabalhado em condições especiais para comum, pois, não raras vezes, o INSS indefere os pedidos administrativos alegando que a atividade desenvolvida não se enquadra nessa circunstância.

Nesse caso, a melhor saída para o segurado é entrar com pedido judicial. Ou seja, em caso de negativa administrativa da aposentadoria especial ou do pedido de conversão de tempo especial para comum, o segurado que não concordar com a decisão do INSS, pode contestar o indeferimento na Justiça e lá apresentar uma gama de provas que, certamente, vão te ajudar na concessão do seu benefício.

Para se ter direito à contagem de tempo especial é necessário comprovar a exposição habitual e permanente aos agentes nocivos/periculosos. No entanto, a exposição permanente não é necessária para os casos que envolvem eletricidade, devido ao risco potencial de acidente.

Além dos formulários PPP, DSS80-30 e/ou SB40, a apresentação de LTCAT e até mesmo da própria CTPS podem fazer as provas necessárias para o reconhecimento da especialidade da sua atividade. Há também a possibilidade de solicitarmos perícia no local de trabalho, a fim de provarmos a exposição ao agente eletricidade acima de 250 volts.

Como as regras mudaram bastante após a Reforma da Previdência, é importante procurar um profissional especialista na área para verificar se você conseguiu obter o benefício correto e justo à sua atividade.

Caso o segurado tenha trabalhado como eletricista/eletricitário e se aposentado sem o reconhecimento da especialidade da sua atividade é possível fazer um pedido de revisão do benefício, requerendo a inserção desse período, o que certamente, vai melhorar o valor do benefício .

Mas ATENÇÃO é prazo para a revisão é de até 10 anos, contando do recebimento da primeira parcela da aposentadoria.

Lembre-se, as informações e orientações corretas podem fazer uma enorme diferença em sua vida !

Juliane Borlini Coutinho

Especialista em Direito Previdenciário

  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/todo-eletricista-tem-direito-a-aposentadoria-especial/1381615659

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de Concessão de Aposentadoria especial - Uso do EPI - Não desconfiguração de especialidade

Beatriz Sales, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Recurso Administrativo TOI - Energia elétrica.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)